Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestras e mini-curso marcam o Dia do Contabilista no campus de Parnaíba

Palestras e mini-curso marcam o Dia do Contabilista no campus de Parnaíba

O Dia do Contabilista é comemorado no dia 25 de abril. A data celebra os profissionais com formação técnica e superior.

Em alusão à data, o Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas e a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí do Campus de Parnaíba, promovem evento a ser realizado no Auditório do Campus de Parnaíba, nesta terça-feira (24), a partir das 19:00 horas. Estarão presentes na solenidade autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário; além de políticos, autoridades e representantes da Academia do Curso, para assistirem a palestra "Contabilização e Prestação de Contas Eleitorais", ministrada pelo ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Sr. Antônio Gomes das Neves.

Na quinta-feira (26), a partir das 09:00 horas da manhã, o Prof. Singefredo Neto Gondim ministrará treinamento no minicurso "Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2012" para os estudantes, no Laboratório de Ciências Contábeis. No mesmo dia, encerrando as comemorações do Dia do Contabilista, o Auditor Fiscal da Receita Federal,  Sr. José Walter de Oliveira Lopesa, apresentará a palestra "Imposto de Renda de Pessoa Física", a partir das 18:30 horas, no Auditório do Campus de Parnaíba.

As inscrições para a palestra "Contabilização e Prestação de Contas Eleitorais" podem ser feitas até às 18:00 horas de hoje (24) e para a palestra "Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2012" até às 17:00 horas da quinta-feira (26), na CONAC - Empresa Júnior de Contabilidade. A taxa é de R$ 5,00 para cada palestra.

Ciências Contábeis

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

Até a primeira metade da década de 70, o profissional do ofício técnico também era conhecido como guarda-livros (correspondente do inglês bookkeeper), mas o termo caiu em desuso.

Em fevereiro de 2009 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou no Brasil a existência de 403.912 contabilistas e 69.779 organizações contábeis ativas.

Fonte: www.ufpi.br/parnaiba