Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Ciências Farmacêuticas promove aula inaugural
Início do conteúdo da página

Mestrado em Ciências Farmacêuticas promove aula inaugural

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aula inaugural do Mestrado em Ciências Farmacêuticas

Aconteceu na manhã desta terça-feira (31), a aula inaugural do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Piauí. O evento que é realizado anualmente, tem o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes no programa. A solenidade foi marcada pela palestra "Nanotecnologia Farmacêutica: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Sílvia Stanisçuaski Guterres, da Faculdade de Farmácia (Departamento de Produção e Controle de Medicamentos), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Compondo a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Prof. Dr. Helder Nunes; o Coordenador da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Prof. Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira; a docente da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Prof.ª Dr.ª Antônia Maria das Graças Cito; a discente do mestrado em Ciências Farmacêuticas, Maria Mendes; e a palestrante Sílvia Stanisçuaski Guterres.

Mesa de abertura da aula inaugural

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Professor José Arimateia enfatizou a importância do Mestrado em Ciências Farmacêuticas. "Esta pós-graduação consistiu uma das mais prestigiosas da nossa Universidade. O programa já detém 14 patentes, 86 publicações anuais, então está se destacando em todos os sentidos. Eu quero aproveitar para parabenizar ao atual coordenador do mestrado, os docentes, e estudantes pelo o empenho e motivação, que vem impulsionando para o nosso crescimento em relação à pesquisa", ressaltou.

Reitor da UFPI durante o seu pronunciamento

Segundo o Coordenador da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Professor Paulo Michel, o programa apesar de novo já formou 57 mestres que atualmente estão empregados nos mais diversos setores de saúde e educação. "A sociedade do Piauí reconhece que a Universidade é essencial para o crescimento socioeconômico do país. A nossa Instituição tem sido a cúpula do nosso sistema de ensino, e devemos empregá-lo no espírito universitário, isto é, no gosto pelo estudo certo, desinteressado do ponto de vista financeiro, e eticamente correto para que a escola superior continue sendo um centro de vocações definidas", destacou.

A cada edição da aula inaugural é escolhida uma temática para discussão. Este ano o tema debatido será sobre nanotecnologia. "A nanotecnologia veio para facilitar o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas. Nós temos substâncias com alta toxicidade, e quando trabalhamos nessa parte de nanotecnologia, então conseguimos diminuir a toxicidade, e com isso aplicar no tratamento de várias doenças", pontuou o egresso da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Júnior Gomes.

Egresso do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Júnior Gomes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas foi criado em 2010, e atualmente conta com 30 alunos.

Fim do conteúdo da página