Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores do curso de Engenharia Elétrica lançam livro

Professores do curso de Engenharia Elétrica lançam livro

Os docentes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa e Prof. Dr. Otacílio Almeida, juntamente com o Prof. Dr. Arthur Braga (UFC), lançaram o livro intitulado "Diagnóstico de falhas em transformadores - Análise dos gases dissolvidos a partir das propriedades físico-químicas".

O livro versa sobre o diagnóstico de falhas incipientes em transformadores que está diretamente relacionado à avaliação das condições do sistema de isolamento deste tipo de equipamento. O estudo publicado no livro aborda a relação entre os gases dissolvidos no óleo e a qualidade do óleo mineral isolante utilizado em transformadores de potência. As Redes Neurais Artificiais são utilizadas na abordagem da avaliação das condições operacionais do óleo isolante e do sistema de isolamento de um transformador utilizando os dados das análises físico-químicas e cromatográficas (Análise de Gás Dissolvido).

Segundo o Prof. Dr. Fábio Rocha, o livro propõe um método que pode ser usado para extrair informações cromatográficas usando as análises físico-químicas através de Redes Neurais Artificiais. As análises atuais das propriedades físico-químicas fornecem apenas diagnóstico do estado do óleo, o que não permite o diagnóstico de falhas incipientes. Acredita-se que as concessionárias de energia podem melhorar a confiabilidade na previsão de falhas incipientes a um custo menor com este método, uma vez que apenas um ensaio é necessário. Os resultados mostraram que esta estratégia é promissora.

Fábio Rocha Barbosa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí e Chefe do Laboratório de Eficiência Energética. Tem experiência em pesquisas de Inteligência Computacional aplicada a Engenharia Elétrica e Conservação e Uso Eficiente de Energia. Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência energética, inteligência computacional, transformadores de potência, máquinas elétricas e automação industrial.

Otacílio da Mota Almeida

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladores industriais, controladores pid, controle de processos, transformadores de potência e controladores preditivo.

Arthur Plínio Braga

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia Elétrica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo/São Carlos - USP/SC (2005) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo/São Carlos - USP/SC (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes Neurais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem por reforço, agente autônomo, redes neurais, inteligência artificial, Mapas auto-organizáveis.