Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza primeira cirurgia cardíaca

HU-UFPI realiza primeira cirurgia cardíaca

Na última sexta-feira (20), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou sua primeira cirurgia cardíaca, com equipe médica liderada pelo cirurgião cardiovascular Dr. José Lira Mendes Filho, Chefe da Divisão Médica. O paciente possuía um defeito da válvula mitral, que o impedia de realizar as atividades diárias.

Dr. José Lira Mendes Filho explica como é realizado o procedimento

A cirurgia foi considerada bem sucedida pela equipe médica. "O paciente é do sexo masculino, tem 42 anos de idade e não conseguia mais realizar as atividades simples do dia-a-dia porque lhe faltava o ar. O coração não funcionava adequadamente. Agora ele está bem, já está na enfermaria e ansioso para ir para casa. Não houve nenhuma intercorrência negativa na evolução do paciente", explicou o Dr. José Lira.

Ele destacou, ainda, que este é o primeiro caso de um paciente que foi operado do coração em uma instituição hospitalar essencialmente universitária no Piauí. "O paciente foi internado, fez todos os exames necessários, foi realizada a cirurgia no coração, com segurança e êxito, por equipe qualificada do HU, não sendo necessária a participação de nenhum profissional externo", destacou Lira.

Procedimento foi realizado com sucesso

O Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Parente, ressaltou a importância dos serviços de alta complexidade que estão sendo realizados no hospital. "Estamos ampliando os serviços de alta complexidade para que tenhamos, cada vez mais, uma resolutividade maior para o paciente do SUS", destacou.

A Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, no exercício da reitoria, avaliou o significado da primeira cirurgia cardíaca realizada no hospital universitário. "Consideramos este um momento histórico. No mês em que a UFPI completa 44 anos, hoje estamos aqui para mostrar a capacidade que o HU tem de fazer cirurgias de alta complexidade em áreas médicas significativas para a população, como a de cardiologia", pontuou Nadir Nogueira.

Evolução - Na última terça-feira (24), foi realizada a segunda cirurgia cardíaca. A paciente é do sexo feminino, tem 64 anos e apresentava problema na válvula aórtica. "A paciente está bem e deve seguir uma vida dentro da normalidade, com acompanhamento dos seus cardiologistas clínicos do HU", informou o Dr. José Lira.

"Foram realizados até agora apenas duas cirurgias, mas que já sinalizam, para aqueles que procuram nossos serviços pelo Sistema Único de Saúde, a possibilidade de terem agora o HU como um ambiente acadêmico de prestação de serviços com competência para oferecer também cirurgias na área de cardiologia", observou a Vice-reitora Nadir Nogueira.

O Dr. José Lira informou que, para a próxima semana, já há mais duas cirurgias agendadas.