Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe palestrante da Universidade de Saragoça

UFPI recebe palestrante da Universidade de Saragoça

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a palestra "Management of Multicenter Projects: Impacto f Scientific Publications", ministrada pela Prof.ª Pilar Melendez Ruiz da Universidade de Saragoça. A palestra faz parte da programação do "II International Workshop and Exhibition about Physical Activity", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN) da UFPI.

Durante o evento a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo DOMEN na Instituição. "O Grupo de Pesquisa em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição tem contribuído muito com a formação de jovens e com a qualificação dos nossos professores. Isso certamente se traduzirá em mudanças de práticas e de comportamentos e assim teremos uma saúde melhor", declarou a Vice-Reitora.

Prof.ª Pilar Melendez Ruiz da Universidade de Zaragoza.

A palestra ministrada pela professora Pilar Melendez enfatizou a ajuda administrativa aos investigadores de projetos multricêntricos. "Esses projetos, por demandarem muito trabalho burocrático, acabam por fazer com que os investigadores não possam se dedicar à investigação. Na Universidade de Zaragoza nós criamos uma série de postos de trabalho para a ajudar o investigador a levar a cabo toda parte administrativa e poder voltar a sua atenção para a investigação científica", destacou a pesquisadora.

Prof. Dr. Moisés Tolentino, um dos organizadores do Workshop

Para o Prof. Dr. Moisés Tolentino, um dos organizadores do Workshop, o evento é de suma importância não só para os alunos da UFPI, mas para a comunidade em geral. "Por meio desse evento os alunos podem ter acesso a outras metodologias de ensino pelo contato com pesquisadores de outros países e possibilita também inserir a região nordeste no contexto relacionado ao estudo da obesidade. Nós vamos conseguir caracterizar melhor e avaliar melhor a obesidade em crianças e adolescentes na região nordeste e comparar com outros países da América do Sul", afirmou o professor.

Workshop sobre atividade física

A cerimônia de abertura do "II International Workshop and Exhibition about Physical Activity" aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN) da UFPI e tem como objetivo contribuir para a geração e disseminação de novos conhecimentos sobre os fatores de risco para doenças metabólicas a partir da pesquisa multidisciplinar.

Coordenador do II International Workshop and Exhibition about Physical Activity, Prof. Dr. Leonardo Torres-Leal

"O workshop aborda temas referentes à avaliação da saúde da população de crianças e adolescentes e, por conseguinte, o desenvolvimento de ações que promovam melhorias do estado de saúde dessas populações, mediante a redução dos fatores de risco associados às doenças crônicas não transmissíveis", destacou o coordenador do evento, Prof. Dr. Leonardo Torres-Leal.

Para mais informações, acesse o site do evento: