Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Docência Superior recebe os novos docentes contratados

Seminário de Docência Superior recebe os novos docentes contratados

Reitor da UFPI durante Seminário de Docência Superior

Teve início na manhã desta quarta-feira (04), o Seminário de Docência Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), visa receber os professores recentemente contratados, discutindo a organização administrativa e pedagógica da Instituição. A solenidade aconteceu no auditório "Professor Luís do Rêgo Monteiro" no Centro de Tecnologia (CT).

A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal; Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes; e  Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo de Sousa Batista, que ministrou a palestra Organização Administrativa da UFPI - Regimento Geral. Avaliação Institucional.

Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes, Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico

Responsável por iniciar o Seminário, a Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes explicou a programação dos dois dias de evento e o objetivo de receber os docentes de tal modo e atender as expectativas dos mesmos. "Este Seminário tem como objetivo apresentar a organização institucional, administrativa, acadêmica e regimental da UFPI, refletir sobre a prática docente com a finalidade de adquirir autonomia didático-pedagógica, que habilite para o exercício competente da docência", destacou.

Prof. Dr. José Arimateia aponta importância de realização do Seminário

Para o Prof. Dr. José Arimateia, participar do Seminário de Docência Superior o faz relembrar a sua chegada como docente da Instituição há 37 anos. "Eu estava me lembrando de quando entrei na UFPI em 1978. Não tive este acolhimento, fui direto para a sala de aula. Então de lá para cá, as coisas evoluíram muito, e hoje estamos oferecendo a todos os professores ingressantes o Seminário de Docência Superior. E também acho importante fornecer outros cursos de formação para os docentes da nossa Instituição, porque sem dúvidas, este investimento é de extrema importância para o desempenho em salas de aula", ressaltou.

O Seminário conta com a participação dos docentes recém empossados e dirigidos para os cinco câmpus da UFPI. Segundo a nova professora do curso de Nutrição de Picos, Regina Cavalcante, a iniciativa permite situar os novos contratados da Instituição. "Através do Seminário, podemos conhecer não só a estrutura da Universidade, mas também saber um pouco do sistema pedagógico. Um dos pontos importantes é saber como utilizar o sistema SIGAA, para atualizar atividades acadêmicas voltadas aos alunos", afirmou.