Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pós-graduação em Educação Integral forma primeira turma de educadores

Pós-graduação em Educação Integral forma primeira turma de educadores

O Seminário "Ressignificando a Educação Integral no Estado do Piauí... o debate continua", marcou o encerramento do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Integral. O evento foi realizado no último sábado (28), em Teresina, e reuniu os estudantes das turmas de Teresina e Floriano. O curso é coordenado pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr.ª Maria da Glória Carvalho Moura e teve início em outubro de 2013, com uma turma na cidade de Teresina e outra em Floriano, com 50 estudantes cada.

Professora Maria da Glória Carvalho Moura, coordenadora do Curso

A professora Maria da Glória Carvalho Moura destacou que esse é o primeiro curso de especialização em educação integral do estado e a UFPI já trabalha com a temática há quatro anos, desenvolvendo diversos projetos na área. "Os cursos de extensão são ministrados pelos estudantes formados pela Universidade e nós também acompanhamos o desenvolvimento dos cursos. A política é fortalecer os municípios. A importância do curso é a formação da rede. Hoje é pra consolidarmos esse trabalho, mostrando a importância dele e nos preparando para a outra batalha que é a formação de quatro turmas, nas cidades de Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Teresina", destacou.

A programação do seminário teve início com a Mesa Temática: "Ressignificando a Educação Integral no Estado do Piauí... o debate continua", coordenada pela professora Maria da Glória Carvalho Moura e teve como palestrantes a Dr.ª Gesuina de Fátima Elias Leclerc, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (DICEI/ MEC), e Glauce Keli Oliveira da Cruz Gouveia, do Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral de Pernambuco (CTEAPE).

Dr.ª Gesuina de Fátima Elias Leclerc, representando a DICEI/ MEC

Segundo a Dr.ª Gesuina de Fátima Elias Leclerc, quando se passa a pensar o currículo a partir da educação integral, a relação com os sujeitos da educação é transformada e os seus interesses passam a ser reconhecidos. "Descobrimos coisas fantásticas, que os pais e a sociedade já conhecem: as crianças querem atividades que sejam artísticas, culturais, esportivas. Isso faz com que as crianças mostrem suas capacidades em todas as áreas, ele pode gostar de futebol e também ser bom em matemática", destacou.

Glauce Gouveia falou da experiência dos Comitês

A professora Glauce Keli Oliveira da Cruz Gouveia relatou a experiência do CTEAPE, ligado ao MEC, que reúne os envolvidos na educação integral e representa um espaço de diálogo. "O Comitê tem a visão de fortalecer, de construir, de implementar, de trazer a corresponsabilidade de quem está fazendo na ponta, de trazer a sustentabilidade, porque na hora que a gente faz junto, a gente erra menos e podemos oportunizar uma educação com mais qualidade, com mais identidade. É uma instância de construção coletiva", relatou.

Professora Neuraci dos Santos, da cidade de São Francisco do Piauí

A professora Neuraci dos Santos, de São Francisco do Piauí, está em sala de aula há 10 anos e destacou que a formação em educação integral mudou sua forma de compreender a educação. "Passamos a perceber as necessidades que a educação tem e que um tempo a mais na escola, além da formação que você tem de como desenvolver a educação integralmente entre alunos e conteúdos, facilita seu trabalho em sala de aula e leva você a desenvolver uma educação de qualidade".

Exposição dos pôsteres dos Trabalhos de Conclusão de Curso

A programação do evento teve ainda os relatos das experiências com a Educação Integral nos estados do Maranhão e Piauí, relatos de experiências de dois representantes dos alunos do curso de Especialização em Educação Integral e exposição dos pôsteres dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes.