Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor de Engenharia Mecânica/UFPI defende tese de doutorado na UNICAMP

Professor de Engenharia Mecânica/UFPI defende tese de doutorado na UNICAMP

O Prof. Elson César Moraes, docente do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), defendeu sua tese de doutorado na última sexta-feira (27), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A tese intitulada "Análise de Cavidades Acústicas em Médias e Altas Frequências Usando Métodos de Energia" propôs uma nova metodologia para solução de problemas em cavidades acústicas com diferentes configurações em faixas de médias e altas frequências.

A banca de defesa foi composta pelo orientador Prof. Dr. José Maria Campos dos Santos (UNICAMP); Prof. Dr. Lazaro Donadon (UFMG); Prof. Dr. Francisco Ilson da Silva Junior (UFC); Prof. Dr. Janito Vaqueiro Ferreira (UNICAMP); e Prof. Dr. Pablo Siqueira Meirelles (UNICAMP).

Prof. Dr. Elson César Moraes (ao centro) com os professores da banca de defesa

O Prof. Dr. Elson Moraes explica que desenvolveu uma metodologia capaz de analisar cavidades acústicas utilizando como variáveis primarias a densidade e o fluxo de energia dentro do sistema. "Em projetos de produtos tais como: aviões, automóveis, eletrodomésticos e etc., o nível de emissão sonora é um fator muito importante para determinar a aceitação do produto pelos consumidores, assim, a pesquisa é uma alternativa interessante como ferramenta preditiva para solução de problemas dessa natureza".