Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Teresina: 60 anos de história

Colégio Técnico de Teresina: 60 anos de história

Uma história educacional na formação de milhares de alunos é fomentada por meio do Colégio Técnico de Teresina que há 60 anos oferece qualificação profissional. No início das atividades, a então Escola Agrotécnica do Piauí instalada em 1954 na capital, em função da necessidade de qualificar mão-de-obra para atender ao crescimento econômico, principalmente no setor agropecuário.

Atualmente, o alojamento comporta 224 alunos, em 1964 na inauguração do espaço para 120 estudantes, estiveram presentes autoridades ligadas ao desenvolvimento do estado, nessas fotos históricas vemos o arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela e o então governador Petrônio Portella.

Arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela e autoridades

Governador Petrônio Portella na inauguração do alojamento

Na década de 1970, o Colégio Agrícola de Teresina (CAT) passa a integrar a rede federal de ensino após subsidiar a implantação do Campus da Socopo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O local serviu como base para a implantação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da primeira instituição federal de ensino superior no Piauí.

Em 2012, passou a ser chamado de Colégio Técnico de Teresina em função dos novos cursos criados na Instituição. Hoje, são oferecidos, no ensino regular, os cursos de Informática, Agropecuária e Enfermagem. Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos de Técnico de Instrumento Musical, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Farmácia, Técnico em Agente Comunitário em Saúde e Técnico em Vigilância e Serviço de Saúde. Também o Ensino à Distância em quatro municípios (Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Brasileira e Alto Longá), com os cursos de Agropecuária, Informática e Enfermagem.

O passar dos anos mantém forte a tradição na educação para o campo, são quase cinco hectares de plantio irrigado que utiliza técnicas que auxiliam no manejo e aumentam a produtividade de culturas. Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes o trabalho desenvolvido comprova a qualidade no ensino dos alunos que passam pelo centro. "Fico muito feliz ao ver que o Colégio Técnico de Teresina está sendo um exemplo, não apenas para o Piauí, mas para todo o Brasil como um Colégio Técnico de qualidade", declarou.

Reitor da UFPI  Professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O diretor do Colégio Técnico de Teresina, Prof. Dr. José Bento de Carvalho enfatiza o quanto o local ainda se configura como referência educacional. Comenta como ponto forte a qualificação dos docentes , onde a maioria tem mestrado e doutorado. "Existe uma estrutura dentro da escola que possibilita que o aluno saia capacitado para exercer e levar inovações tecnológicas para o mercado de trabalho", afirma.

Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Prof. Dr. José Bento de Carvalho

"Eu cheguei aqui ainda menino, eu tinha todo um projeto de vida que se concretizou com o apoio total da Universidade Federal do Piauí, depois de concluir o curso, fiz mestrado, doutorado e me tornei professor". O depoimento do Professor Dr. Souza Júnior, que coordena as atividades do laboratório de reprodução e sanidade animal comprova o quanto a trajetória do Centro de Ensino marca também a vida de muitas pessoas que saíram do campo em busca por conhecimentos.

Confira o vídeo que mostra um pouco da trajetória do Colégio Técnico de Teresina.