Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PARFOR encerra atividades da JOIA no Campus de Bom Jesus

PARFOR encerra atividades da JOIA no Campus de Bom Jesus

A quinta e última edição da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) desse semestre foi realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, no município de Bom Jesus. O evento é promovido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mesa de abertura da quinta e última edição da Joia deste semestre

A mesa de abertura contou com a presença da Diretora em exercício do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza; a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Prof.ª Glória Ferro; a Coordenadora Local, Prof.ª Aldina de Figueiredo Cunha; o Pró-Reitor de Pesquisa em Exercício, Prof. Dr. Raimundo Batista dos Santos Júnior, que coordena o Curso de Ciências Sociais do PARFOR/UFPI; o Secretário de Educação de Redenção do Gurguéia, Antônio Carlos Dias; o Presidente da Câmara de Currais, vereador Paulo Braúna; o Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Julio Antônio Froz; a Ministrante da Oficina, Prof.ª Márcia Evelin de Carvalho; o Representante dos Docentes do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI de Bom Jesus, Prof. Ranchimit Batista Nunes; o Representante dos Acadêmicos do PARFOR de Bom Jesus, o aluno Vagner dos Santos e o Representante dos Estudantes do PROCAMPO, o aluno Sebastião Ribeiro.

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Professora Glória Ferro

Na ocasião, a Prof.ª Glória Ferro explicou ao público presente o que impulsionou a criação do evento. "Nós pensamos em dinamizar o momento de visita aos câmpus/pólos, transformando em um momento de produção de conhecimento científico e acadêmico, que se configura como uma articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão", ressaltou.

Diretora em exercício do Campus de Bom Jesus, Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza

Para a Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza, no município há uma carência de professores qualificados, principalmente nas áreas de Ciências Exatas. Ela destacou as transformações positivas que já ocorreram na região após a chegada da Universidade Federal do Piauí e do PARFOR/UFPI. "Em Bom Jesus há um crescimento de docentes qualificados em função da presença das universidades, a UFPI, por exemplo, está no município há oito anos. E o Programa vem agregar ainda mais essa integração. O Plano traz quem está na educação básica para dentro da academia, qualificando-o. É inquestionável sua importância", declarou.

Professora Márcia Evelín promovendo oficina para alunos de Bom Jesus

Integrante das cinco edições do JOIA e responsável por criar oficinas que promovam a interação entre os alunos, a Prof.ª Márcia Evelin conta que a experiência vivida foi singular. "Achei importante participar da caravana, porque senti que levamos informações, conhecimento e troca de experiência aos pólos do PARFOR. Foi muito bom também poder mostrar uma maneira diferente de trabalhar a literatura infantil, a formação de leitores, dinâmicas, atividades inovadoras e criativas. Eu senti que em todas as oficinas, fui muito bem recepcionada e que todos os alunos participaram e se interessaram", frisou.

Para finalizar a programação da V Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA), a Coordenação Geral do PARFOR/UFPI juntamente com a caravana JOIA realizou a entrega do Kit Pedagógico aos alunos do curso de Pedagogia do Campus de Bom Jesus. A Jornada se transformou em um momento de confraternização entre os acadêmicos e os integrantes da caravana.