Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da UFPI é selecionado para ministrar aulas de português na França

Estudante da UFPI é selecionado para ministrar aulas de português na França

"Eu me lembro de quando estava no ensino médio e via aquelas fotos em livros e em guias de viagens. Eu dizia que um dia iria poder conhecer tudo aquilo", a afirmação é de Rômulo Silvestre, estudante do Curso de Letras-Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O sonho de adolescente será realizado: Rômulo conquistou o 1º lugar em uma seleção promovida pelo Ministério da Educação Nacional da França e irá lecionar Língua Portuguesa durante oito meses na França.

Estudante de Letras-Francês da UFPI, Rômulo Silvestre, conquistou o 1º lugar do país em uma seleção promovida pelo Ministério da Educação Nacional da França

Após buscar oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Embaixada e Consulado Francês há três anos, Rômulo conseguiu no ano passado ser selecionado no Concurso Francofonia. A competição que visa difundir a língua e cultura francesa aconteceu por meio da produção de um vídeo. O prêmio do estudante foi participar de um curso, permanecendo duas semanas em Paris.

Em dezembro de 2014, Rômulo deu um passo importante para sua carreira profissional. "Recebi um e-mail dizendo que minha ficha foi aceita e que eu iria ser submetido a uma entrevista para avaliação de língua francesa, avaliação de currículo e a carta de motivação explicando os interesses e os locais que eu preferia ficar na França. No caso, eu poderia selecionar três academias para então poder ministrar aulas", destacou Rômulo Silvestre.

Ao total, o Ministério da Educação Nacional da França recebeu 150 inscrições de interessados em ministrar aulas de português naquele país. Rômulo ressaltou que a maior experiência será a troca de conhecimento e divulgar a cultura brasileira.

O estudante ingressou no Curso de Letras-Francês na UFPI em 2010, e já foi bolsista CNPq, quando realizou estudos na área de Semântica, e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Além da ajuda financeira ofertada pelo governo francês, ele também receberá bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).