Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Universitário promove dia de doação de sangue

Hospital Universitário promove dia de doação de sangue

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), promoveu, na última sexta-feira (20), um dia de doação de sangue na Instituição, chegando a mobilizar quase 200 doadores.

Hospital Universitário da UFPI promove dia de doação de sangue

O resultado é fruto de uma campanha desenvolvida para conscientizar a população teresinense em relação à necessidade das doações e, ainda, despertar a solidariedade das pessoas. A campanha foi desenvolvida a partir do Projeto "Compartilhe vida, doe sangue. Você é tipo de alguém", idealizado pela enfermeira Jordânia Miranda e vinculado à Gerência de Atenção à Saúde do HUPI.

"O HUPI, sensibilizado com as necessidades do Hemopi, resolveu promover uma campanha de doação de sangue visando a um melhor atendimento à população teresinense que necessita desta terapêutica", destaca o Chefe do Setor de Apoio Terapêutico do Hospital Universitário, Professor Antônio Machado.

O Gerente de Atenção à Saúde, Dr. Élio Rodrigues, explica que, embora as doações tenham ocorrido no HUPI, as bolsas de sangue se destinam ao Hemopi e não priorizam pacientes do HUPI. "Nossa intenção é contribuir com o atendimento da demanda da população", reforça.

Karina Albuquerque, advogada do HUPI, doou sangue logo no turno da manhã. Ela visualiza a ação como um ato solidário e, por isso, já doou sangue outras vezes. "Doar sangue é salvar vidas, vidas de pessoas que sequer conhecemos. É um ato de humanismo e solidariedade", destaca Karina.

As doações mobilizaram cerca de 30 profissionais do HUPI, entre médicos, professores da UFPI, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório

As doações aconteceram de 8 às 17 horas, envolvendo cerca de 30 profissionais do HUPI na organização, entre médicos, professores da UFPI, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. "Nos envolvemos para propiciar o êxito da atividade e por sabermos da importância da doação de sangue como forma de salvar vidas", declara a enfermeira Jordânia Miranda.

Medula óssea - A campanha também teve como resultado positivo o cadastramento de 45 possíveis doadores de medula óssea. "Avaliamos positivamente a ação desenvolvida. Não apenas o público interno do Hospital Universitário respondeu ao chamado, mas a própria comunidade teresinense externou seu espírito solidário", declarou o professor Antônio Machado.