Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Início do conteúdo da página

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Imagem: divulgação

O século XX é marcado pela contradição. Se por um lado, o homem experimentou "viajar" em mundo virtual, com a criação da internet, e a ascensão de outros produtos tecnológicos, por outro é conhecido por tragédias que deixaram cicatrizes na história da humanidade. Guerras Mundiais, genocídio de judeus, entre outros eventos causam consequências até a atualidade.

Para o Prof. Dr. Eliezer Castiel Menda, judeu sefaradita (Judeu de origem espanhola e portuguesa), a Europa representa o berço do iluminismo, da liberdade étnica e individual, e que, portanto, tragédias como o holocausto são injustificáveis.

"Temos, como qualquer outro povo, o direito de existir. O dia em Memória ao Holocausto, para nós, que celebramos a vida mais do que qualquer outro bem, nos traz a reflexão de quão tênue e frágil é a vida humana diante da insanidade, irracionalidade e desumanidade que o abuso do poder pode trazer à humanidade. Este dia serve também para todos os povos refletirem e agirem para que não mais aconteçam holocaustos a nenhum outro povo, etnia ou grupos minoritários simplesmente porque existem e são como são", destacou o professor Eliezer Menda.

Em 2005, foi instituída a data de 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória as Vítimas do Holocausto. A data foi regulamentada por meio de uma Assembleia Geral das Nações Unidas.

Fim do conteúdo da página