Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Introdução ao Curso de Educação do Campo nesta segunda (12)

Seminário de Introdução ao Curso de Educação do Campo nesta segunda (12)

Tem início hoje a partir das 14h30 no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), o Seminário de Introdução ao Curso Educação do Campo. As atividades começam nesta segunda-feira (12) com a chegada dos estudantes e vão até quarta-feira (14).

O curso de Educação do Campo foi implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2013 e tem como objetivo "promover a formação de professores numa perspectiva sólida na área de conhecimento de Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza, para atuação nas escolas do e no campo, assegurando o acesso e permanência de professores atuantes e dos sujeitos participantes dos movimentos sociais organizados em curso de nível superior, com vistas a atender à demanda social e pedagógica das comunidades campesinas".

De acordo com o Coordenador do Curso, Prof. Ms. Ariosto Moura, foram formadas duas turmas com sessenta vagas cada uma, sendo o perfil dos estudantes bastante diversificado. "O perfil é composto por professores das escolas do meio rural que não possuem curso de licenciatura; estudantes egressos das Escolas Família Agrícolas; estudantes dos movimentos sócios do campo, assentamentos, sindicatos rurais e quilombolas", destaca o professor.

A duração do curso é de quatro anos, com carga horária de 3.260 horas, sendo realizado na modalidade presencial. As aulas são ministradas em regime de alternância entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade: O Tempo-Universidade é desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração aproximada de 4 a 5 semanas, em regime de tempo integral no Campus da UFPI e o Tempo Comunidade é desenvolvido durante o semestre acadêmico nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.

Confira a programação.