Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI vai integrar expedição do Programa Antártico Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFPI vai integrar expedição do Programa Antártico Brasileiro

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Até o dia 5 de fevereiro de 2015, o professor do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre (CCN) e dos Programa de Pós Graduação em Arqueologia (PPGArq/CCN) e Antropologia (PPGAnt/CCHL), Flávio Rizzi Calippo, integrará a expedição 33 do Programa Antártico Brasileiro (PRONTAR). A expedição teve início na última sexta-feira (09). 

A participação do professor Calippo, que atualmente também ocupa o cargo de Vice-Presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), se dará no âmbito do projeto Paisagens em Branco: Arqueologia, Antropologia, História e Conservação das ocupações humanas nas Ilhas Shetlands do Sul, Antártida, coordenado pelo Prof. Dr. Andrés Zarankin (UFMG). Os principais objetivos desse projeto são os de estudar o processo que resultou na ocupação das Ilhas Shetlands do Sul e o impacto que essa exploração causou na região. A partir do estudo de fontes históricas e investigações arqueológicas, o projeto já vem pesquisando há alguns anos os objetos e as estruturas de caçadores de focas, de diversas nacionalidades, que durante o século XIX desenvolveram atividades extrativistas na região.

Pesquisadores vão estudar o processo de ocupação das Ilhas Shetlands do Sul 

Em 2015, o professor Calippo ficará responsável pela identificação, mapeamento e caracterização das embarcações, das áreas de desembarque e das demais estruturas náuticas e marítimas associadas a essas ocupações. "Nessa expedição, poderemos contribuir com o enfoque marítimo ao projeto coordenado pelo Prof. Zarankin e conhecer mais a respeito das estratégias desenvolvidas por esses grupos na região. Nosso intuito é o de poder realizar, no futuro, um projeto específico de Arqueologia Marítima e Subaquática na Antártica", destacou o professor Calippo.

Professor da UFPI Flávio Rizzi Calippo

 

Fim do conteúdo da página