Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Três cursos da UFPI receberam conceito máximo em avaliação do ENADE

Três cursos da UFPI receberam conceito máximo em avaliação do ENADE

A Universidade Federal do Piauí ampliou o número de cursos com nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). São eles: Odontologia, Enfermagem e Serviço Social. O ENADE tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. Quatro outros cursos já possuiam a nota 5:  Ciências Sociais, Direito, Ciências Biológias e Geografia.

A Pró-Reitora de Graduação da UFPI, Socorro Leal, destacou que do ponto de vista institucional é uma satisfação alcançar metas da Administração Superior de elevar os índices de avaliação dos cursos da instituição de ensino. " A nota do ENADE é o resultado de um trabalho colaborativo e ação compartilhada da Administração Superior, dos Coordenadores de Curso, Chefes de Departamento, professores ,alunos e servidores, que se engajaram para ampliar conhecimentos", destacou.

A Procuradora Educacional Instituicional da UFPI, Teresa Christina, esclarece informações sobre avaliação ENADE

Para a Procuradora Educacional Institucional da UFPI, Teresa Christina Honório, responsável pela interlocução entre a Universidade e o Ministério da Educação, atingir esse patamar mostra o quanto a Universidade está conseguindo colocar no mercado profissionais aptos a concorrer com outros que sairam de instituições de todo país "O que representa que profissionais da UFPI estão com alto nível de conhecimento", disse.

Acrescentou que o ENADE é também um definidor de políticas públicas, levando em consideração que o Ministério da Educação pode ampliar recursos para a Universidade  aumentar o número de projetos, laboratórios e outras ações nos cursos com melhores índices, visto a credibilidade dada ao exame.