Em meio aos avanços tecnológicos, a utilização de animais em pesquisas científicas provoca discussões acaloradas entre ativistas, comunidade acadêmica, pesquisadores e sociedade em geral. Há métodos alternativos capazes de substituir a utilização desses animais em pesquisa? A sociedade está disposta a abrir mão do uso de animais em pesquisa com o risco de retardar avanços e descobertas científicas?
Como forma de debater o tema, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, por meio da disciplina Bem-Estar Animal, em parceria com a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), exibirá o documentário "NÃO MATARÁS: OS ANIMAIS E OS HOMENS NOS BASTIDORES DA CIÊNCIA". O filme será exibido no Auditório Central do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI), no dia 19 de abril, no horário de 14:30 às 17h.
Convite para exibição do documentário.
No dia 25 de abril, a mesa redonda composta pelos professores Dr. Marcelo Campos Rodrigues (Departamento de Biofísica e Fisiologia - UFPI) e Drª. Ana Maria Quessada (Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária - UFPI) e mediada pela Drª. Roseli Pizzigatti Klein (Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária - UFPI) apresentará o tema "VIVISSECÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL", no Auditório da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI), a partir das 19:30 horas.
Os eventos são voltados para acadêmicos, docentes, profissionais e a sociedade em geral. A entrada é franca.
Produzido em 2006, o documentário é um olhar abrangente sobre o uso de animais como cobaias.