Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Odontológico da UFPI atende crianças com necessidades especiais
Início do conteúdo da página

Projeto Odontológico da UFPI atende crianças com necessidades especiais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Despertar nos estudantes da graduação a importância do atendimento humanizado e a responsabilidade do cirurgião dentista em ações de promoção de saúde em pacientes especiais, esses são objetivos do Projeto de Extensão Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais (PROSBE). O projeto, iniciado em 2007, surgiu a partir de pesquisas realizadas por graduandos e pós-graduandos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que constataram que os pacientes com necessidades especiais encontravam-se com a saúde bucal precária.

O programa conta com atividades educativas, de promoção de saúde e curativas, como: oficinas, teatro, orientações sobre a higiene bucal para pacientes, pais e responsáveis, além de orientar sobre a escovação supervisionada, aplicação de flúor, tratamento restaurador atraumático e procedimentos restauradores convencionais.

Para a Coordenadora do PROSBE, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz Mendes, na maioria das vezes o projeto é a única oportunidade de estudantes conviverem e atenderem pacientes com necessidades especiais, além de estimular a apresentação de trabalhos em eventos científicos para divulgação das ações desenvolvidas no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). "O projeto proporciona o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas que possibilitam uma melhoraria nas condições de higiene oral dos pacientes com necessidades especiais. E conscientiza todos os envolvidos no atendimento dos pacientes especiais da importância da obtenção e manutenção da saúde bucal", afirma a coordenadora.

A cada semestre são selecionados 15 estudantes de graduação para participarem do Projeto. A seleção é feita por meio da análise do histórico e disponibilidade de horário de cada estudante. A estudante do oitavo período de Odontologia da UFPI, Débora Lima, destaca a importância do programa para sua formação profissional. "O programa ajuda os estudantes a terem contato com pacientes que normalmente não são atendidos nas clínicas particulares ou até mesmo pelo SUS. Como também é uma experiência muito enriquecedora, já que os pacientes precisam de atendimento e nós aprendemos com eles", declara.

As ações do programa são realizadas diariamente, nos dois turnos, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), e atende crianças de zero a 14 anos. Além dos professores e alunos da graduação e pós-graduação do Curso de Odontologia da UFPI, o projeto também conta com a participação de funcionários e cirurgiões-dentistas do CIES.

Fim do conteúdo da página