Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Turma de Ecologia Marinha faz atividades de extensão em praias do Piauí

Turma de Ecologia Marinha faz atividades de extensão em praias do Piauí

Estudantes da disciplina de Ecologia Marinha, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, desenvolveram atividades de extensão nas praias do Coqueiro (Luis Correia) e Atalaia (Parnaíba), dos dias 26 a 30 de novembro. As atividades fizeram parte de aulas práticas, sob a orientação do Prof. Dr. Jeremias Pereira Silva Filho, responsável pela disciplina, e monitoria da estudante Carla Vasconcelos Freitas. O Prof. Dr. Eudes Ferreira Lima, do Curso de Ciências Biológica da UFPI de Parnaíba, também participou da ação.

A atividade da praia do Coqueiro foi feita com crianças da região, participantes do projeto de escolinha de futebol "Bom na bola, 10 na escola", coordenado pelo advogado e estudante de educação física, Leandro Souza de Carvalho. Segundo o professor Jeremias Pereira, durante a ação foi avaliada a percepção das crianças sobre a fauna local. "Fizemos também a sensibilização e conscientização acerca de temas ecológicos, como os cuidados ambientais que devemos ter, a importância e responsabilidade de deixarmos o meio ambiente e a praia sempre limpos e os riscos que existem para os animais marinhos devido ao lixo jogado nas praias", destacou.

As crianças foram orientadas sobre os cuidados com o meio ambiente

As crianças receberam tartaruguinhas feitas com materiais recicláveis que traziam frases de conscientização ecológica, orientando sobre consumo consciente, como fazer o descarte de forma adequada, a reutilização e a reciclagem do lixo. Cada criança recebeu três tartaruguinhas e foram incentivados a oferecerem as lembranças para três adultos, explicando a importância de preservar o meio ambiente.

A segunda atividade foi feita na praia de Atalaia, onde os estudantes fizeram um mutirão de coleta de lixo, em um espaço de 30 metros quadrados, com o tempo de 15 minutos, para estimar a quantidade de lixo encontrada na região. Foram coletados três sacos de 100 litros de resíduos sólidos, grande parte do material era composta por sacolas e vasilhames plásticos, latas de alumínio, vidros quebrados, restos de cigarros e fraldas descartáveis. "Esta dinâmica despertou a curiosidade e interesse de turistas e das pessoas que estavam na praia e serviu também como forma de sensibilizar e chamar a atenção dos frequentadores da praia para a importância e responsabilidade de manter a praia limpa", informou o professor Jeremias Pereira.

O grupo recolheu grande quantidade de lixo em uma pequena faixa da praia