Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Paleo NE reúne pesquisadores com estudos na Bacia do Parnaíba

Paleo NE reúne pesquisadores com estudos na Bacia do Parnaíba

Teve início hoje (12) a 14ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Núcleo Nordeste (PALEO NE), na Universidade Federal do Piauí. É a primeira vez que a reunião é sediada no estado e reúne os maiores pesquisadores em paleontologia do nordeste e de outras regiões do país. A solenidade de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina "Seu Dominguinhos". A mesa de honra foi formada pela Vice- Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; representante do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Medina; coordenador local do evento, Prof. Dr. Juan Cisneros; pelos professores da UFPI, campus de Floriano, Daniel Fortier e Emília Quezado; e de Picos, professor Paulo Vitor Oliveira.

A Vice- Reitora Nadir Nogueira destacou que a contribuição da Universidade para o desenvolvimento da área de paleontologia no estado começa desde a formação dos profissionais. "A UFPI tem um papel importante na formação do capital humano que seja capaz de perceber o aspecto da paleontologia e de todo o patrimônio com um olhar voltado para educação, que compreenda a ciência, a pesquisa, a arte e a inclusão social. Para que se tenha a valorização desse patrimônio, é preciso discutirmos isso num nível científico, com pessoas que tratam desse assunto com competência, para que possamos criar um ambiente no Piauí próprio para essa discussão e valorização, o que será feito nesse evento".

Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou a contribuição da UFPI para a área de paleotologia no Piauí

A programação do evento conta com palestras, mesa-redonda, minicursos, exposição de paleoarte e apresentação oral de trabalhos e em painéis. No domingo, o grupo fará uma excursão de campo à Floresta Fóssil do Rio Poti, ao Paleovertebrados em Nazária, à Floresta Fóssil de Timon e ao Encontro dos Rios e Pólo Cerâmico. Segundo o coordenador local da Paleo NE, professor Juan Cisneros, a programação busca atender aos diversos interesses dos participantes e tem como ponto principal os estudos realizados no Piauí. "Fizemos uma programação tentando dar opções diferentes para que os alunos possam apresentar seus trabalhos e produções acadêmicas e trouxemos diferentes palestrantes que fazem pesquisa na Bacia do Parnaíba e no Maranhão. A ideia é dar um sabor local ao evento. Vai se realizar no Piauí, então mostrar o que o estado tem", frisou.

Professor Juan Cisneros salientou que a programação do evento valoriza pesquisas feitas no estado

Desde os anos 1990, o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prof. Dr. Roberto Iannuzzi, integra o grupo que faz estudos na Bacia do Parnaíba. Segundo ele, a região tem um potencial grande para ser desenvolvido e são poucos os estudos realizados. "A bacia do Parnaíba é uma lacuna em termos de registros paleontológicos. Ela se encontra numa posição intermediária entre o hemisfério sul e o hemisfério norte e sempre foi um elo entre esses hemisférios, mesmo no passado, quando os continentes tinham outra configuração. É uma área de passagem e também de constituição de formas únicas e endêmicas daqui. A única outra área no mundo que pode contribuir para entender essa faixa latitudinal seria na África do Sul e lá tem menos estudos em determinadas áreas".

O pesquisador Roberto Iannuzzi ressaltou a riqueza e os avanços das pesquisas na Bacia do Parnaíba

O paleontólogo da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) Andrea Valli vai apresentar um trabalho sobre a fauna quaternária da região da Serra da Capivara. "O estudo da fauna quaternária é o primeiro passo para compreender o ambiente onde viveu o homem e graças a rica condição de fóssil, essa pesquisa está dando resultados. Será criado o museu sobre a natureza que vai contar a história da natureza passada e da natureza presente daquela região".

O paleontólogo Andrea Valli apresentou pesquisa sobre a fauna da Serra da Capivara

Mais informações sobre a Paleo NE 2014 estão disponíveis no site do evento.