Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Paleo NE reúne pesquisadores com estudos na Bacia do Parnaíba
Início do conteúdo da página

Paleo NE reúne pesquisadores com estudos na Bacia do Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Teve início hoje (12) a 14ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Núcleo Nordeste (PALEO NE), na Universidade Federal do Piauí. É a primeira vez que a reunião é sediada no estado e reúne os maiores pesquisadores em paleontologia do nordeste e de outras regiões do país. A solenidade de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina "Seu Dominguinhos". A mesa de honra foi formada pela Vice- Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; representante do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Medina; coordenador local do evento, Prof. Dr. Juan Cisneros; pelos professores da UFPI, campus de Floriano, Daniel Fortier e Emília Quezado; e de Picos, professor Paulo Vitor Oliveira.

A Vice- Reitora Nadir Nogueira destacou que a contribuição da Universidade para o desenvolvimento da área de paleontologia no estado começa desde a formação dos profissionais. "A UFPI tem um papel importante na formação do capital humano que seja capaz de perceber o aspecto da paleontologia e de todo o patrimônio com um olhar voltado para educação, que compreenda a ciência, a pesquisa, a arte e a inclusão social. Para que se tenha a valorização desse patrimônio, é preciso discutirmos isso num nível científico, com pessoas que tratam desse assunto com competência, para que possamos criar um ambiente no Piauí próprio para essa discussão e valorização, o que será feito nesse evento".

Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou a contribuição da UFPI para a área de paleotologia no Piauí

A programação do evento conta com palestras, mesa-redonda, minicursos, exposição de paleoarte e apresentação oral de trabalhos e em painéis. No domingo, o grupo fará uma excursão de campo à Floresta Fóssil do Rio Poti, ao Paleovertebrados em Nazária, à Floresta Fóssil de Timon e ao Encontro dos Rios e Pólo Cerâmico. Segundo o coordenador local da Paleo NE, professor Juan Cisneros, a programação busca atender aos diversos interesses dos participantes e tem como ponto principal os estudos realizados no Piauí. "Fizemos uma programação tentando dar opções diferentes para que os alunos possam apresentar seus trabalhos e produções acadêmicas e trouxemos diferentes palestrantes que fazem pesquisa na Bacia do Parnaíba e no Maranhão. A ideia é dar um sabor local ao evento. Vai se realizar no Piauí, então mostrar o que o estado tem", frisou.

Professor Juan Cisneros salientou que a programação do evento valoriza pesquisas feitas no estado

Desde os anos 1990, o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prof. Dr. Roberto Iannuzzi, integra o grupo que faz estudos na Bacia do Parnaíba. Segundo ele, a região tem um potencial grande para ser desenvolvido e são poucos os estudos realizados. "A bacia do Parnaíba é uma lacuna em termos de registros paleontológicos. Ela se encontra numa posição intermediária entre o hemisfério sul e o hemisfério norte e sempre foi um elo entre esses hemisférios, mesmo no passado, quando os continentes tinham outra configuração. É uma área de passagem e também de constituição de formas únicas e endêmicas daqui. A única outra área no mundo que pode contribuir para entender essa faixa latitudinal seria na África do Sul e lá tem menos estudos em determinadas áreas".

O pesquisador Roberto Iannuzzi ressaltou a riqueza e os avanços das pesquisas na Bacia do Parnaíba

O paleontólogo da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) Andrea Valli vai apresentar um trabalho sobre a fauna quaternária da região da Serra da Capivara. "O estudo da fauna quaternária é o primeiro passo para compreender o ambiente onde viveu o homem e graças a rica condição de fóssil, essa pesquisa está dando resultados. Será criado o museu sobre a natureza que vai contar a história da natureza passada e da natureza presente daquela região".

O paleontólogo Andrea Valli apresentou pesquisa sobre a fauna da Serra da Capivara 

Mais informações sobre a Paleo NE 2014 estão disponíveis no site do evento.

Fim do conteúdo da página