Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Workshop de Biotecnologia começa nesta sexta-feira (28) no NUPCelt

Workshop de Biotecnologia começa nesta sexta-feira (28) no NUPCelt

Na manhã desta sexta-feira (28) teve início o Workshop de Biotecnologia, evento em que se realiza o Seminário de Tese em Andamento II. Ao longo do dia, os estudantes de doutorado desta área de estudo apresentarão os projetos de tese em andamento. O acontecimento é promovido pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), e será sediado no auditório do Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mesa de abertura do Workshop de Biotecnologia da UFPI

A mesa de abertura foi composta pela Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; a coordenadora geral do evento, Prof.ª Dr.ª Maria Acelina Martins; a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI), Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Morais; a coordenadora geral da RENORBIO, Prof.ª Dr.ª Áurea Wischral; o Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro; e o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte), Fábio Diniz.

Prof.ª Dr.ª Maria Acelina Martins, coordenadora geral do Workshop de Biotecnologia

Para a Prof.ª Dr.ª Maria Acelina Martins discutir sobre a Pós-Graduação em Biotecnologia é algo gratificante. "Anualmente a RENORBIO realiza o Workshop Nordeste de Biotecnologia, sendo um estado da nossa região, que integra a rede, escolhido para sediar o evento. Este Seminário tem objetivo de dar visibilidade aos resultados obtidos juntos à pós-graduação e promover a troca de conhecimento no ambiente acadêmico. A novidade deste ano é que cada estado ficou responsável por promover o seu Workshop de maneira individual", destacou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, participa da abertura do Workshop

A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, iniciou sua fala remetendo à época de instalação do Programa (2006), e da permanente participação da UFPI nesse processo. Destacou o impacto do RENORBIO na UFPI quanto a qualificação de recursos humanos para o Estado, 39 doutores, da criação do NINTEC, para auxiliar no encaminhamento dos depósitos de patentes, que hoje somam quase 80 e, sobretudo, por ter criado um ambiente acadêmico propício para se trabalhar a Inovação tecnológica e a transferência de Tecnologia. Concluiu destacando o NUPCELt, que é também um legado desse grandioso Programa.

A programação do Workshop teve início com a palestra "A evolução do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia RENORBIO" ministrada pela Prof.ª Dr.ª Áurea Wischral. O evento, que se estenderá até às 19h, receberá 28 doutorandos que discutiram seus projetos de tese.