O 2º Encontro Científico de Engenharia Elétrica (ECEEL), realizado nos dias 24 e 25 de novembro, é promovido pelo Programa Especial de Tutoria (PET) do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a coordenação do curso. O evento conta com palestras de profissionais da área, apresentação de trabalhos científicos dos alunos, visita aos laboratórios e minicurso em Raspberry Pi.
Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. O principal objetivo do curso foi o de fazer uma breve abordagem introdutória da ferramenta para encorajar os alunos do início do curso de Engenharia Elétrica a utilizar em seu projetos e desafios que surgem ao longo do curso.
Segundo o professor Otacílio Almeida, tutor do PET de Engenharia Elétrica, o evento é de suma importância para que os alunos tenham mais conhecimento sobre a profissão e possam promover a integração entre os alunos do curso. "Esse evento é para que os alunos tomem consciência das diversas áreas da Engenharia Elétrica e conheçam os trabalhos realizados por professores e alunos do curso", afirma o professor.
O encontro incentiva a participação dos alunos. Darieldon de Brito Medeiros, estudante do 4º período e participante do PET está na equipe de organização do evento e fala sobre a importância do envolvimento de universitários do curso Engenharia Elétrica: "Nos primeiros períodos não há disciplinas específicas e o evento serve para abrir os horizontes para que os alunos fiquem mais motivados para continuar do curso. O evento é incentiva a busca de novos caminhos". O aluno ainda fala sobre a importância do PET em sua vida acadêmica: "O PET pra mim foi divisor de águas no curso, pois me possibilitou ver novos horizontes e ver a aplicação da teoria na prática".
Professor Otacílio Almeida, tutor do PET de Eng. Elétrica, faz a abertura do evento
Professor Francisco Marcelino Araújo durante a palestra "Como inovar a pesquisa no Piauí"
Palestrantes
Francisco Marcelino Almeida de Araújo, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí e professor do IFPI, Marcelo Omena e Marcílio Cerveira, Engenheiros Eletricistas e sócios da empresa Engemáximo, Prof. Dr. Demercil de Souza Oliveira Júnior, professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará.
Confira a programação aqui.