Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET de Engenharia Elétrica promove 2º Encontro Científico
Início do conteúdo da página

PET de Engenharia Elétrica promove 2º Encontro Científico

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O 2º Encontro Científico de Engenharia Elétrica (ECEEL), realizado nos dias 24 e 25 de novembro, é promovido pelo Programa Especial de Tutoria (PET) do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a coordenação do curso. O evento conta com palestras de profissionais da área, apresentação de trabalhos científicos dos alunos, visita aos laboratórios e minicurso em Raspberry Pi.

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. O principal objetivo do curso foi o de fazer uma breve abordagem introdutória da ferramenta para encorajar os alunos do início do curso de Engenharia Elétrica a utilizar em seu projetos e desafios que surgem ao longo do curso.

Segundo o professor Otacílio Almeida, tutor do PET de Engenharia Elétrica, o evento é de suma importância para que os alunos tenham mais conhecimento sobre a profissão e possam promover a integração entre os alunos do curso. "Esse evento é para que os alunos tomem consciência das diversas áreas da Engenharia Elétrica e conheçam os trabalhos realizados por professores e alunos do curso", afirma o professor.

O encontro incentiva a participação dos alunos. Darieldon de Brito Medeiros, estudante do 4º período e participante do PET está na equipe de organização do evento e fala sobre a importância do envolvimento de universitários do curso Engenharia Elétrica: "Nos primeiros períodos não há disciplinas específicas e o evento serve para abrir os horizontes para que os alunos fiquem mais motivados para continuar do curso. O evento é incentiva a busca de novos caminhos". O aluno ainda fala sobre a importância do PET em sua vida acadêmica: "O PET pra mim foi divisor de águas no curso, pois me possibilitou ver novos horizontes e ver a aplicação da teoria na prática".

Professor Otacílio Almeida, tutor do PET de Eng. Elétrica, faz a abertura do evento


Professor Francisco Marcelino Araújo durante a palestra "Como inovar a pesquisa no Piauí"

Palestrantes

Francisco Marcelino Almeida de Araújo, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí e professor do IFPI, Marcelo Omena e Marcílio Cerveira, Engenheiros Eletricistas e sócios da empresa Engemáximo, Prof. Dr. Demercil de Souza Oliveira Júnior, professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará.

Confira a programação aqui.

Fim do conteúdo da página