Realizou-se na noite da última terça-feira (11), no auditório do HUPI, a solenidade de inauguração da Unidade de Hemodinâmica do Hospital Universitário do Piauí (HU). O evento integra as atividades da Semana HU em Ação. O novo serviço abrange a Hemodinâmica e a Cardiologia Intervencionista, possibilitando o tratamento de doenças cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Descerramento da placa de inauguração da Unidade de Hemodinâmica
Estiveram presentes na ocasião o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Superintendente do Hospital Universitário do Piauí, Dr. José Miguel Luz Parente; o Secretário de Saúde do Estado, Mirócles Veras; a Prof.ª Jeanne Liliane Marlene Michel, representando o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH; o Prof. Dr. Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque, Diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da EBSERH; o diretor da Unidade Cardiovascular do HU, Carlos Eduardo Lima; o palestrante, Prof. Dr. Eduardo Moraes Rego; profissionais que atuam no HU e em demais centros ligados à saúde.
Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, fazendo referência aos dois anos em que está à frente da Reitoria, apontou o HU como um dos maiores desafios já enfrentados durante a sua gestão. "Quando nós assumimos, o HU tinha sido recém-inaugurado com serviço ambulatorial. Depois que assumimos promovemos um cronograma de ampliação em seus serviços. Foram oferecidos 50 leitos em enfermaria, posteriormente foram oferecidos leitos de UTI e não é fácil fazer funcionar um hospital universitário a partir do zero. A empresa brasileira de serviços hospitalares, também era nova e estava aprendendo. Nós fomos o primeiro hospital a se filiar com a EBSERH, então os desafios foram muito grandes. E hoje, estamos aqui inaugurando mais um setor do nosso hospital, o setor de hemodinâmica ", destacou.
Segundo o Reitor este ano já foram realizadas mais de 75 mil consultas, mais de 40 mil exames, mostrando a importância do Hospital para a comunidade piauiense."Nosso Hospital está caminhando para o funcionamento pleno, como também a sua ampliação e construção de duas unidades para o atendimento oncológico, materno e infantil. Estou muito feliz com a inauguração do setor de hemodinâmica, contribuindo mais ainda para servir a comunidade piauiense", afirmou.
Para o Superintendente do Hospital Universitário do Piauí, Dr. José Miguel Luz Parente, "A abertura do serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Hospital Universitário da UFPI sinaliza não apenas a possibilidade de alcance do tratamento de doenças cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde, sinaliza também de forma muito especial a evolução do HUPI em seus últimos anos de atendimento à comunidade piauiense", disse.
Superintendente do Hospital Universitário do Piauí, Dr. José Miguel Luz Parente
Na ocasião, o Secretário de Saúde do Estado, Mirócles Veras, prestou agradecimento à Universidade Federal do Piauí e ao Hospital Universitário, destacando a importância da parceria firmada entre eles no atendimento à demanda do poder público em nível estadual e municipal. " As dificuldades que surgiram no início desde a sua construção até a abertura para o atendimento, só foram superadas com o apoio conjunto de todos nós, porque sabemos que não é da noite para o dia que se coloca um hospital para funcionar. E hoje, podemos ver claramente o crescimento da prestação de serviço para a comunidade, de um modo geral, para todos os piauienses", afirmou.
A solenidade contou com uma palestra ministrada por José Eduardo Moraes Rêgo Souza, médico considerado um dos pioneiros da Cardiologia Intervencionista mundial. Especialista em cardiologia pediátrica pela Harvard Medical School, o médico também é membro da Academia Brasileira de Medicina.
Confira mais fotos do evento:
Prof.ª Jeanne Liliane Marlene Michel, presidente em exercício da EBSERH
Unidade de Hemodinâmica
Público presente na solenidade