Abertura do VI SEMIPI tem palestra sobre 10 anos da Lei de Inovação

Na manhã desta terça-feira (11), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC), realizou a abertura oficial do VI Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico, apresentando a palestra "Dez anos da Lei de Inovação". Na ocasião, estaveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Coordenadora do Evento/Nintec, Profª. Drª. Maria Rita de Morais Chaves Santos, o representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Prof. Dr. Alexandre Guimarães Vasconcellos e especialistas de diversas instituições e ambientes ligados à propriedade intelectual e empreendedorismo.

Profº Maria Rita de Morais Chaves Santos citando os principais objetivos do evento

O objetivo principal do evento é promover uma discussão e a disseminação do tema dentro da UFPI, e também dar oportunidade para a sociedade conhecer a propriedade intelectual (PI) e a transferência de tecnologia (TT). A Coordenadora do VI SEMIPI, professora Maria Rita de Morais Chaves Santos destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica. "É importante promover a disseminação da temática da Propriedade Intelectual e do desenvolvimento da tecnologia. O evento tem o intuito de disseminar o entendimento dos marcos regulatórios no dia a dia da academia", afirmou.

Reitor Profº José Arimatéia Dantas Lopes destaca importância do evento

O reitor da UFPI, professor José Arimatéia Dantas Lopes, falou da importância do apoio da UFPI aos eventos de incentivo ao desenvolvimento tecnológico. "O evento promove a troca de experiências entre os pesquisadores da UFPI e das outras Instituições de Ensino Superior (IES). Nos últimos anos, a UFPI tem crescido significativamente, mas precisa crescer mais ainda e esse evento estimula esse crescimento nos campos da pesquisa e da inovação tecnológica na universidade", declarou.

No dia 2 de dezembro de 2004 foi promulgada a Lei de Inovação, estabelecendo medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. A temática do VI SEMIPI homenageia os 10 anos de cumprimento da Lei de Inovação com palestras e discussões sobre o tema.

Profº Alexandre Guimarães Vasconcellos ministra palestra de abertura

O representante do INPI, professor Alexandre Guimarães Vasconcellos, ministrou a palestra de abertura do evento que teve como tema: "Dez Anos da Lei de Inovação". Ele destacou o papel estratégico da propriedade Intelectual no estímulo à inovação, como forma de disseminar a história e execução da lei, assim como esclarecer a função da mesma, para o corpo acadêmico presente na palestra. Segundo Alexandre Guimarães, o Brasil, antes da Lei da Inovação, já tinha uma produção científica bastante expressiva, mas em se tratando da produção tecnológica dos projetos científicos, não se tinha reflexos na área. "Com a Lei da Inovação, um marco legal e mecanismo de estímulo, passou-se a promover a inovação no sistema acadêmico e social", declarou o representante do INPI.

As atividades do VI Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico encerram nesta quarta-feira (12), com palestras e uma Mesa Redonda sobre o "Empreendedorismo Tecnológico e a Evolução de Empresas Incubadas, Startups". A palestra será ministrada pela representante do Instituto de Estudos Avançados em Tecnologia da Informação, Prof.ª Dr.ª Ângela Machado Rocha, no Cine Teatro da UFPI, às 16h00min.

Confira aqui a programação completa.