Minicursos e oficinas abrem as atividades do VI SemiPI

Professor Armando de Oliveira Mendes durante a oficina "Redação de Patentes"

As atividades da sexta edição do Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) tiveram início na manhã desta segunda-feira (10), com minicursos e oficinas. As 08h30min, a Prof.ª Dr.ª Lana Grasiela Alves Marques (UFC), ministrou o minicurso A com a temática "Busca de anterioridade e prospecção tecnológica", na sala de Pós-Graduação da Biologia (SG-01). No mesmo horário, aconteceu a Oficina I que trata da "Redação de Patentes", com o Prof. Dr. Armando de Oliveira Mendes Neto, no Auditório da Física (entre SG-02 e SG-03).

Durante a tarde, serão realizados o Minicurso B com o tema "Elaboração de Projeto Tecnológico", ministrado pela Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Morais Chaves Santos na sala de Pós-Graduação da Biologia (SG-01) e a Oficina II que abordará a questão do "Acesso ao Patrimônio Genético / Treinamento Cadastro CGEN", pela representante da EMBRAPA - Amazônia Oriental, Sheila de Sousa Corrêa de Melo, no Auditório da Física (entre SG-02 e SG-03).

As 09h desta terça-feira (11) será realizada a abertura oficial do VI SEMIPI, com a temática "Dez anos da Lei de Inovação", no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí. O evento objetiva promover a disseminação no meio acadêmico, empresarial e a comunidade em geral, de temas como a propriedade intelectual (PI) e a transferência de tecnologia (TT). VI Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI)

VI Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI)

Com o objetivo de promover a disseminação no meio acadêmico, empresarial e a comunidade em geral, de temas como a Propriedade Intelectual (PI) e a Transferência de Tecnologia (TT), o NINTEC organiza anualmente o Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI).

Este ano, será realizada a VI edição do evento, entre os dias 10, 11 e 12 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Piauí. Com a temática "Dez anos da Lei de Inovação", o SemiPI contará com palestrantes especialistas de diversas instituições e ambientes ligados à propriedade intelectual e empreendedorismo, com o intuito de discutir estas temáticas e criar um momento de reflexão que leve ao crescimento da pesquisa tecnológica articulada com o setor produtivo.

Segundo a professora Maria Rita de Morais, coordenadora do NINTEC/UFPI, eventos como o SemiPI são fundamentais para desmistificar e disseminar a Lei das Patentes, esclarecendo os procedimentos e parcerias que a comunidade acadêmica pode fazer no processo de desenvolvimento e registro de patentes. "São seis anos de evento e durante esse período percebemos grande evolução. O SemiPI tem a proposta de ser um momento de aprofundamento e discussão do que queremos em relação ao desenvolvimento de tecnologias, quais e como desenvolvê-las e transferir para a sociedade contribuindo assim com o desenvolvimento de nosso estado e região", explicou.