Projetos de Extensão aproximam Comunidade e Universidade

Apresentação de trabalhos no IV Seminário de Extensão e Cultura

O IV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX), promovido pela Universidade Federal do Pauí (UFPI) realizado até sexta-feira (07), tem por objetivo aproximar a comunidade dos projetos de extensão existentes no campo universitário.

Segundo o Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-reitor de Extensão da UFPI, "a extensão procura abrir para a sociedade, uma porta, uma ponte que vai e vem de modo que a Universidade ultrapasse os tão falados muros e chegue até a comunidade, uma vez que a Universidade é a imagem daquilo que ela leva para a sua comunidade", ressaltou sobre a importância dessa prática na vida acadêmica. 

Na edição deste ano, estão presentes cerca de trinta (30) trabalhos,  na forma de comunicação oral e aproximadamente cem (100) sendo apresentados em pôsteres, além de oficinas, rodas de conversa e programação cultural. Cada projeto, tem ainda um espaço no palco principal, para apresentar as atividades desenvolvidas ao público.

Também foram feitas parcerias com  instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado, além de premiar os três melhores projetos de cada categoria, os trabalhos foram divididos em pôsteres, apresentações orais e stands.

Jociele Santos, bolsista do projeto "Química em Casa" que atende as comunidades de Uruçui 1 e Palmeiras do Piauí apresenta trabalho

Jociele Santos, aluna do curso de Biologia da UFPI no Campus de Bom Jesus, falou sobre a importânica de participar do seminário: "além de conhecer vários outros projetos existentes, o evento faz com que nossos conhecimentos sejam ampliados e o nosso trabalho reconhecido por mais pessoas". Também comentou, a experiência vivenciada no projeto de extensão: "aprendi a conviver com várias pessoas, ví o quanto a comunidade carente é prestativa, o quanto ela pode contribuir com a pesquisa. O que eu trouxe de bagagem do Campus pra lá eu troquei, eu entreguei , o que eles tinham de conhecimento eu absorvi, isso fez com que eu me tornasse mais humana e cada vez mais apaixonada pela extensão", acrescentou a estudante. 

O projeto de extensão que a estudante faz parte ensina o processo de fabricação de sabonetes, feitos com base nos óleos de pequi e buriti, assim como o óleo proveniente de frituras.