Integrando a programação do I Colóquio de Regência Coral em Ambiente Religioso, o curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe nesta terça-feita (04), às 20h, na sala 448 do Centro de Ciências da Educação, a Prof.ª Esp. Erika Castilho, regente coral, preparadora e arranjadora vocal, educadora musical e instrumentista.
Especialista em Musica Ritual Cristã pela FACCAMP e Especialista em Práticas e Dinâmicas do Ensino Superior pela Faculdade da Serra - ES., Professora Associada da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical e da ISME - International Society for Music Education, a Prof.ª Erika Castilho mantém sob sua regência os coros Isabel Lacerda e Filhos do Rei (Jovem), da igreja Presbiteriana Central em Cachoeiro de Itapemirim - ES, como parte da atividade do Ministério de Música.
O Colóquio tem por objetivo uma comunicação mais próxima com os estudantes do curso de licenciatura em Música para a compreensão da atuação do regente coral no ambiente religioso.
Segundo a Prof.ª Dr.ª Paula Molinari, coordenadora do curso de Música da UFPI, uma das questões específicas do trabalho coral no ambiente religioso é a necessidade do regente ser conhecedor da música ritual, e para conhecer a música ritual é necessário mergulhar no estudo do rito cristão, no caso dos cristãos, o que não exclui o estudo do rito judaico, das heranças orientais, chamadas de ortodoxas, por exemplo, e das questões rituais dos diversos povos indígenas, das comunidades africanas e de como, esse mesmo rito, se transforma mediante o movimento contínuo do fluxo de culturas.
A atividade é decorrente do Grupo de Pesquisa de Performance e Pedagogia Wolfsohn/Molinari (CNPq), do qual a Prof.ª Erika Castilho é pesquisadora, nas linhas de pesquisa Espiritualidade da Voz - Música Ritual e Pedagogia Wolfsohn/Molinari, e contará com a mediação da Prof.ª Dr.ª Paula Molinari - líder do grupo de pesquisa e da Prof.ª Esp. Pamela Almeida, também pesquisadora do grupo e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. O Colóquio tem entrada livre e as inscrições estão sendo realizadas no local do evento.
Mais informações: