Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI assina convênio para gestão da Rede Poti
Início do conteúdo da página

UFPI assina convênio para gestão da Rede Poti

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Com o objetivo de firmar a assinatura do convênio para gestão do projeto Rede Poti, aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) uma reunião entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, o diretor do NTI, André Macêdo Santana, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, o presidente da Fapepi, Félix Raposo Filho, a superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Nilza Campos de Andrade, o presidente do comitê gestor do projeto, Prof. Carlos Giovani, e o coordenador do projeto, Prof. Vinicius Machado. 

Reitor da UFPI, José Arimatéia, assina convênio para gestão do projeto Rede Poti

Durante a solenidade, o reitor da UFPI ressaltou a contribuição que o convênio estabelecido entre as instituições trará a todas elas e, principalmente, a UFPI. "Firmar esse compromisso significa consolidar a aproximação entre as entidades presentes, corroborando com a criação de um ambiente propício à parceria e ao desenvolvimento científico e tecnológico por meio do incentivo à pesquisa.", relatou o Prof. Dr. José Arimatéia.

A Rede Poti

A Rede Poti faz parte de um projeto nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas em instituições de ensino e pesquisa do país, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é uma realização de iniciativa das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

Presidente do comitê gestor da RNP,Carlos Giovani,apresenta as funcionalidades da Rede Poti

De acordo com André Macêdo , diretor do NTI/UFPI, a partir dessa rede todas as instituições de pesquisa associadas ao projeto estarão interligadas entre si o que garantirá o provimento do serviço de internet e uma significativa redução nos custos da Universidade. 

Aproximadamente 62 km de cabos de fibras ópticas, auto sustentados constituem a Rede Poti; sendo 34 km com cabos de 24 fibras (anel) e 28 km de 12 fibras (radiais), ambos monomodo, interligando as principais instituições públicas de ensino e pesquisa local ao Ponto de Presença (PoP-PI) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa de Teresina, apresentando formato em anel, o que a torna mais tolerável a falhas. Ou seja, em caso de ocorrência da ruptura de um enlace de fibra, o tráfego de dados é feito pelo outro lado do anel.

Representantes da UFPI, UESPI, IFPI, FAPEPI e EMBRAPA firmam parceria para gestão da Rede Poti

 

Fim do conteúdo da página