Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI elabora Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

UFPI elabora Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Universidade Federal do Piauí deu início ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, sob a responsabilidade da Prefeitura Universitária (PREUNI). O trabalho começou com aplicação de questionários em todos os setores da Instituição e tabulação das informações coletadas, o próximo passo será a quantificação e qualificação dos tipos de lixo produzidos. A partir desses dados será criada a Unidade de triagem do lixo.

Os materiais recicláveis serão doados para organizações que trabalham com reciclagem; os restos de construção civil passarão por um processo de beneficiamento e serão utilizados como aterro, pavimentação e outras aplicações na universidade; quanto aos resíduos químicos, eles passarão por um tratamento adequado para a destinação correta.

Coleta seletiva do lixo

Já foram distribuídos kits de coleta seletiva para o recolhimento de papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico separados. Foram distribuídos 56 kits, em diferentes pontos da Instituição. Até o final do mês de novembro, serão distribuídos mais 80 kits nos câmpus de Teresina, Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos.

Atualmente, a coleta do lixo é feita pela prefeitura de Teresina, mas assim que a Unidade de triagem estiver pronta, a UFPI será responsável pela coleta e destinação correta dos diferentes tipos de lixo produzidos na Instituição.

De acordo com Mazé Carvalho, chefe da Divisão de Orçamento da PREUNI, a ação obedece a um conjunto de medidas necessárias que apontam para a utilização racional dos materiais e recursos naturais, respeitando o meio ambiente. "Visa também adequar a Universidade para a devida obediência a determinação do Governo Federal, objetivando a preservação dos recursos naturais do planeta e sobrevivência das gerações futuras", esclareceu a gestora.