Câmara Municipal de Floriano concede Título de Cidadania Florianense à reitora Nadir Nogueira e ao vice-reitor Edmilson Moura

Representantes da comunidade acadêmica e convidados durante solenidade

A Câmara Municipal de Floriano concedeu, no dia 8 de julho, o Título de Cidadania Florianense à reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, e ao vice-reitor da instituição, Edmilson Miranda de Moura. A homenagem foi proposta pelo vereador Lauro César e reconhece a contribuição dos gestores para o fortalecimento da educação superior e para o desenvolvimento do município, especialmente pela implantação do curso de Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

Reitora Nadir Nogueira recebendo Título de Cidadania Florianense

A solenidade faz parte das comemorações pelos 129 anos de Floriano e reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica e convidados. No evento, Nadir Nogueira ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela UFPI ao longo de sua trajetória em Floriano e à expansão da Instituição no município. 

“A UFPI está sendo reconhecida pelo trabalho que estamos fazendo ao longo do tempo. Um momento em que a Câmara reconhece o trabalho da UFPI, o papel social pela educação de qualidade, a nível de graduação, de pós-graduação e de gestão. Estamos felizes e honradas por esse momento”, disse a reitora.

Vice-reitor recebendo Título de Cidadania Florianense

Ao receber a homenagem, o vice-reitor Edmilson Moura destacou a satisfação pelo reconhecimento e relacionou a honraria ao trabalho desenvolvido para a criação do curso de Medicina no campus de Floriano. 

“Isso é fruto do trabalho que a gente desenvolveu aqui, junto com a Comissão de Criação do Curso de Medicina, a CAMEM, onde tem membros de Florianos, Picos, Teresina e do MEC que culminou nessa excelente notícia que a gente trouxe para Floriano, que é a criação do curso de Medicina”, disse o vice-reitor.

Saiba mais sobre o CAFS e o CTF

O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado em Floriano, foi o último campus da Instituição implantado fora da sede e o único totalmente financiado com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI II), etapa final da expansão da rede federal de ensino superior entre 2007 e 2012. Sua criação representou um marco para a interiorização da educação superior pública e para o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico do Piauí, especialmente da região do Médio Parnaíba. As atividades acadêmicas tiveram início em 10 de março de 2009, com a oferta dos cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, além dos bacharelados em Administração e Enfermagem. Enquanto a infraestrutura do campus era concluída, as atividades acadêmicas e administrativas funcionaram provisoriamente nas instalações do Colégio Técnico de Floriano (CTF), unidade também vinculada à UFPI.

O Colégio Técnico de Floriano (CTF) é uma unidade de Educação Profissional e Tecnológica vinculada à Universidade Federal do Piauí e desempenha papel estratégico na formação de profissionais para Floriano e municípios da região Sudoeste do Piauí. Fundado em 1979, por meio da Resolução nº 01/79, o então Colégio Agrícola de Floriano consolidou-se como referência no ensino técnico. Em 1995, foi transformado em Campus Amílcar Ferreira Sobral pelo Ato da Reitoria nº 322/95. Posteriormente, em 2016, a unidade retomou sua identidade como escola técnica, passando a denominar-se Colégio Técnico de Floriano por meio da Portaria nº 1.400, de 5 de dezembro de 2016. Atualmente, o CTF oferece cursos técnicos presenciais em Enfermagem, Agropecuária e Informática, além do Ensino Médio na modalidade concomitante e cursos técnicos na modalidade de educação a distância semipresencial, contribuindo para a qualificação profissional e o desenvolvimento regional.

Confira mais fotos: