UFPI encerra programação do Junho Verde com debate sobre sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Cerimônia de abertura do evento "Conexões sustentáveis"

Na manhã desta quinta-feira (25), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou o diálogo "Conexões Sustentáveis: Universidade e Sociedade pelos ODS", atividade que marcou o encerramento da programação do Junho Verde 2026. Promovido pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente (COSAM), da Prefeitura Universitária (PREUNI), o encontro aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT) e reuniu representantes da Universidade e da sociedade para discutir o papel das instituições de ensino superior na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A programação encerrou o calendário de atividades desenvolvido pela COSAM desde o dia 17 de junho, que incluiu palestras, mesa-redonda, apresentação de experiências exitosas e compartilhamento de iniciativas desenvolvidas pela comunidade acadêmica em prol da sustentabilidade.

Durante a solenidade de abertura, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, ressaltou que a proposta do Junho Verde vai além da realização de eventos, buscando fortalecer uma cultura institucional voltada à sustentabilidade.

"Não é apenas compartilhar, mas buscar o engajamento de toda a comunidade acadêmica, incluindo toda a multicampia. Temos que pensar em um ambiente sustentável, que dialogue com a educação inclusiva", destacou.

A reitora também enfatizou que a transformação começa com atitudes cotidianas. "É necessário mudar o pensamento coletivo. Desligar uma torneira, porque cada gota de água conta; apagar um interruptor ou desligar um ar-condicionado. Seja professor, estudante, técnico ou gestor, cada um de nós tem o papel de promover essa mudança, e isso gera resultados", afirmou.

Idealizadora do Calendário Ambiental da UFPI, a coordenadora da COSAM, Mayra Fernandes, explicou que o evento foi concebido como um espaço de diálogo sobre os desafios da sustentabilidade e as estratégias para a implementação dos ODS no ambiente universitário.

"Pensamos uma programação construída a partir de diferentes perspectivas e olhares sobre esses desafios. Convidamos docentes para compartilharem suas experiências e também abrimos espaço para que a comunidade acadêmica apresentasse as ações que já desenvolve, dentro e fora dos campi, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explicou.

Segundo Mayra, o tema desta edição foi inspirado no artigo 225 da Constituição Federal, que assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

"Desenvolvemos essa proposta com base no princípio de que o meio ambiente equilibrado é um direito de todos e uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. Nosso objetivo é fortalecer essa consciência e incentivar ações concretas em favor da sustentabilidade", acrescentou.

A prefeita universitária, Cristiana Leite, destacou que a iniciativa integra os esforços da gestão para consolidar a sustentabilidade como um compromisso permanente da Instituição.

"O evento foi organizado pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente, uma das coordenadorias da Prefeitura Universitária, com o propósito de sensibilizar toda a comunidade acadêmica para o debate e a promoção de práticas sustentáveis", ressaltou.

Esudantes estiveram presentes na solenidade de abertura do evento

Para os estudantes, a programação proporcionou reflexões sobre temas atuais e reforçou o protagonismo da Universidade na busca por soluções para os desafios ambientais. A estudante do curso de Engenharia Civil, Isabela Martins Pereira, destacou a importância da iniciativa.

"É importante que nossa instituição esteja à frente desses debates, promovendo ações que gerem impactos positivos para o meio ambiente. A campanha 'UFPI Mais Sustentável' é essencial para incentivar práticas permanentes de conservação e sustentabilidade", afirmou.

Além das atividades realizadas pela manhã, a programação contou, no período da tarde, com a iniciativa "Sua Ação em Cinco Minutos", destinada à apresentação de vídeos produzidos por estudantes, pesquisadores e projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo do Junho Verde, as ações buscaram ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, incentivar a produção e a divulgação do conhecimento científico e fortalecer a integração entre Universidade e sociedade. A iniciativa também reforça o compromisso da UFPI com a educação ambiental, a formação cidadã e o desenvolvimento de soluções voltadas aos desafios sociais e ambientais contemporâneos.

Compuseram a mesa de honra a reitora da UFPI, Nadir Nogueira; a prefeita universitária, Cristiana Leite; o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Antônio Vinicius Oliveira; a tenente-coronel do Batalhão de Policiamento Ambiental, Josilene Alves Dias; e o coordenador de Comunicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-PI), Eyder Mendes Vilanova e Silva.