
Momento proporcionou integração e produção de conhecimento para estudantes
O Projeto de Extensão Reflorir, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do ConectaBio: A Ciência que Transforma, evento promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A programação reuniu estudantes, professores e extensionistas em atividades científicas, práticas e de extensão universitária, fortalecendo a aproximação entre a universidade e a comunidade.
Durante o evento, o projeto realizou a Oficina de Confecção de Vasos com Material Reciclável, proporcionando aos participantes uma experiência prática voltada à sustentabilidade e à educação ambiental. A atividade aliou conceitos teóricos à prática, estimulando a criatividade e a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de resíduos.
Segundo a professora Maria Carolina de Abreu, coordenadora do Projeto Reflorir, a proposta da oficina foi demonstrar que pequenas ações podem gerar impactos significativos para o meio ambiente. Ela explica que, ao confeccionar vasos utilizando materiais recicláveis, os participantes compreendem, de forma prática, como a reutilização de resíduos contribui para a redução dos impactos ambientais e incentiva hábitos mais sustentáveis. "Nosso objetivo é mostrar que a sustentabilidade pode fazer parte do cotidiano das pessoas. Quando transformamos um material que seria descartado em um novo objeto, estimulamos uma mudança de olhar sobre o consumo e o cuidado com o meio ambiente", destaca.
Além de ensinar técnicas de reaproveitamento, a oficina promoveu reflexões sobre a responsabilidade individual e coletiva na preservação ambiental. Para a professora, ações extensionistas como essa ampliam o diálogo entre universidade e sociedade. "A extensão universitária tem esse papel de aproximar o conhecimento científico da comunidade, mostrando que todos podem contribuir para a construção de um futuro mais sustentável", afirma.
A participação do Projeto Reflorir no ConectaBio também reforçou a integração entre a UFPI e a UESPI, evidenciando como a cooperação entre instituições públicas de ensino superior fortalece as ações de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com Maria Carolina de Abreu, iniciativas conjuntas ampliam o alcance das atividades desenvolvidas pelas universidades e favorecem a troca de experiências entre estudantes, docentes e pesquisadores. "Quando unimos esforços entre instituições públicas, fortalecemos a formação acadêmica, compartilhamos conhecimentos e potencializamos o impacto social das nossas ações", ressalta.
A bolsista de extensão, Luana Meneses, que participou da ação, destacou a importância da experiência para sua formação acadêmica e pessoal. Recém-integrada ao Projeto Reflorir, ela ressaltou que a atividade representou seu primeiro contato com uma ação extensionista realizada fora da UFPI. "Como recém-integrada no projeto e sendo minha primeira experiência de extensão fora da UFPI, foi extremamente enriquecedor. Realizar uma atividade de artesanato em grupo, ainda mais com foco em educação ambiental, acabou fazendo muitos descobrirem um lado artístico que talvez nem sabiam que tinham", relata.
Confira mais fotos:

