Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de edição da Feira PiauíTec 2014
Início do conteúdo da página

UFPI participa de edição da Feira PiauíTec 2014

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Com abertura nesta terça-feira (14), a Feira PiauíTec 2014, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma amostra das pesquisas e estudos realizados no Piauí, expondo trabalhos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e instituições privadas.

Serão difundidos também trabalhos de instituições como Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Piauí, destacou a importância da academia na qualificação de novos profissionais e o papel que a UFPI vem desempenhando no desenvolvimento do estado. "Devemos procurar aliar cada vez mais a academia com as exigências do mercado. Esses profissionais logo estarão formados, e a qualidade da formação adquirida na academia se refletirá no trabalho que virão a desenvolver", afirmou.

Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão da UFPI, destaca importância da feira

Durante o evento, o Catálogo de Propriedade Industrial e Software, lançado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC) da UFPI, que expõe os números da Produção Intelectual na Universidade, será apresentado. No período de 2011 a 2013, foram submetidos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) 48 Pedidos de Patentes e Registro de Softwares (programas de computador), número que representa um crescimento de seis vezes em relação aos três anos anteriores (2008 a 2010).

A maioria dos pedidos de patente é originada de novos processos de obtenção de substâncias químicas e produtos farmacêuticos, além de programas de computador. Dos 8 registros de patente de software enviados ao INPI nos últimos três anos, três já foram concedidos pelo órgão. Toda a produção intelectual é feita por alunos e pesquisadores da Universidade e submetida ao Instituto através do NINTEC.

Stand da UFPI na feira PiauíTec

Realizada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a feira cumpre o propósito de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, dando visibilidade aos conhecimentos produzidos nas academias.

Oficinas, mini-cursos e bate-papos com os pesquisadores, além de palestras, clínicas tecnológicas e mesas-redondas, tendo como um dos focos a aliança entre academia e empresas, constituem a programação da Semana, que segue até o dia 16 de outubro.

Fim do conteúdo da página