
A Coordenadoria de Sustentabilidade Ambiental (COSAM) da Prefeitura Universitária (PREUNI) lançou, na tarde desta sexta-feira (12), a história em quadrinhos “Missão Colorida: Salvando o Planeta”. O lançamento ocorreu durante o projeto “Livros e Proseado”, na 24ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), realizado no Espaço Rosa dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.
A publicação foi idealizada pela Coordenadoria de Sustentabilidade Ambiental (COSAM), com apoio da Prefeitura Universitária, da Superintendência de Comunicação Social, da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e da Gráfica Universitária da UFPI. O objetivo é conscientizar crianças sobre a importância do uso responsável dos recursos naturais por meio de uma linguagem acessível e lúdica.

Cristiana Leite, prefeita unviersitária; Mayra Fernandes, coordenadora da COSAM; Jasmine Malta, diretora da EDUFPI; e Renan Marques, diretor da Gráfica da UFPI
A coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da UFPI e idealizadora do projeto, Mayra Fernandes, destacou que a HQ busca despertar a consciência ambiental nas crianças desde cedo. “A intenção é incentivar um olhar mais atento para o uso da água e da energia, trabalhando a sustentabilidade de forma lúdica e atrativa para o público infantil”, afirma.
O diretor da Gráfica Universitária, Renan Marques, explicou que a equipe colaborou na finalização e no aperfeiçoamento do material. “A gráfica trabalhou na reformulação do material, criou uma nova capa e deu forma ao projeto. É um trabalho conjunto que representa uma nova fase de produção da nossa equipe”, destaca.

Obra idealizada pela equipe da PREUNI recebeu apoio da Superintendência de Comunicação Social para publicação
O co-idealizador da HQ, Emanuel Almeida, contou que a proposta surgiu da ideia de aproximar as crianças das questões ambientais por meio dos quadrinhos. “Pensamos em uma história com crianças e um super-herói para chamar a atenção do público infantil e abordar a preservação do meio ambiente de forma divertida”, explica.
A obra foi distribuída de forma gratuita para crianças que visitaram o Salipi.