UFPI sedia I Simpósio Nacional sobre Ditadura Militar no Brasil

Concebido a partir de uma iniciativa do Prof. Dr. João Kennedy Eugênio, coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET) e da Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo e do Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e História do Brasil, respectivamente, acontecerá, entre os dias 08 e 10 de outubro, o I Simpósio Nacional sobre Ditadura Militar no Brasil.

O evento, que ocorrerá no Cine Teatro e auditórios do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e do Centro de Ciências da Educação (CCE), Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, contará com palestrantes nacionais e irá debater os governos ditatoriais no Brasil, por meio de uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo pesquisadores da História, das Artes e da Comunicação, em torno de temas como a resistência democrática, a memória dos presos políticos, a relação do regime militar com o cinema, a música e a imprensa.

A solenidade de abertura ocorrerá hoje, 08, a partir das 18h, no Cine Teatro, e possuirá uma conferência com o Prof. Dr. Jorge Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema "O governo Goulart, a crise política e o golpe de 1964".

Segundo a professora Ana Regina Rêgo, o evento se insere na agenda nacional de debates sobre os 50 anos do golpe e tem muito a contribuir nesse momento em que revisita a história desse período, uma vez que possibilitará " a visibilidade de diversos aspectos da atuação dos militares e do regime de exceção de liberdades imposto à sociedade brasileira".