
O evento aconteceu no Auditório Afonso Sena e entregou 110 prêmios, entre medalhas e menções honrosas.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na tarde dessa terça-feira, 19 de maio, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). O evento aconteceu no Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) durante o evento de celebração do Dia do Físico, reunindo estudantes medalhistas, familiares, professores e autoridades da educação.
Na edição mais recente das competições, o Piauí registrou um marco histórico, onde cerca de 2 mil estudantes participaram da fase final, resultando em 110 premiações entre medalhas e menções honrosas - o maior número já alcançado pelo estado nas olimpíadas nacionais de Física.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Durante a solenidade, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou o esforço dos estudantes e fez uma analogia com o universo esportivo para reconhecer o mérito dos medalhistas. “Vocês que estão aqui foram selecionados para esse time, o time do Piauí. É um estado que cuida da educação. Assim como um técnico escolhe seus jogadores, vocês foram escolhidos porque se dedicaram, tiveram apoio da família e, principalmente, dos professores. A universidade está de portas abertas para receber cada um de vocês”, afirmou.

Coordenador da OBFEP e OBF no Piauí, André Alves Lino
O coordenador das olimpíadas no estado, André Alves Lino, ressaltou que a premiação foi realizada no Dia do Físico e celebrou os números expressivos da edição. “Hoje é o Dia do Físico, por isso escolhemos esta data para a premiação. Somando todas as categorias, tivemos cerca de 170 premiados entre estudantes, escolas e professores. Esta foi a maior participação da história do Piauí, com aproximadamente 2 mil alunos na última fase. Em termos proporcionais, superamos estados como Ceará e até São Paulo”, destacou.

Superintendente de Ensino da SEDUC-PI, Viviane Faria
A superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), Viviane Faria, também enfatizou o papel transformador da educação pública e o orgulho das conquistas. “Uma medalha representa o resultado de muito esforço e dedicação. Eu mesma vim da escola pública e sei o quanto isso enche nossas famílias de orgulho. O Piauí hoje é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos seus estudantes, que saem do ensino médio preparados para alcançar grandes oportunidades”, enfatizou.

Estudante Kaue Carvalho
Entre os destaques da cerimônia, o estudante Kaue Carvalho celebrou a conquista de suas primeiras medalhas nas olimpíadas. “Essas medalhas representam uma conquista muito importante para mim. São as minhas primeiras em Olimpíadas de Física, fruto de um esforço coletivo da minha escola. As Turmas ITM fizeram a diferença, com professores qualificados, apoio dos colegas e monitoria. Espero que seja apenas o começo, não só para mim, mas para outros alunos da escola pública”, disse.
Confira mais fotos:




