Doutorandos da UFPI apresentarão pesquisas em Ciclo Internacional de Conferências na Universidade do Porto

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI participarão de ciclo internacional de conferências em Portugal

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), terá doutorandos participando do Ciclo Internacional de Conferências em História do Brasil, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal. As apresentações estão previstas para ocorrer no dia 20 de maio de 2026, na Sala de Reuniões 2 da instituição portuguesa, reunindo pesquisadores, estudantes e docentes em debates sobre história, sociedade e políticas públicas.

A iniciativa integra ações acadêmicas voltadas à internacionalização da pesquisa e ao fortalecimento do intercâmbio científico entre universidades brasileiras e europeias. Durante o evento, doutorandos do PPGHB apresentarão estudos desenvolvidos em suas pesquisas de doutorado, abordando temas relevantes para a compreensão da história social e cultural do Brasil.

Às 18h, o doutorando Gabriel Rocha da Silva apresentará a conferência intitulada “Dinâmicas de proteção social: a saúde pública no contexto brasileiro contemporâneo”. A pesquisa aborda a atuação da instituição Ação Social Arquidiocesana em Teresina e discute processos históricos relacionados à organização da saúde pública no Brasil, com foco na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos desafios de sua consolidação.

Doutorando do PPGHB/UFPI, Gabriel Rocha

Segundo Gabriel Rocha, a participação em uma conferência internacional deverá contribuir para ampliar o diálogo acadêmico e a circulação das pesquisas desenvolvidas no Brasil. “Primeiramente, quero destacar que é uma oportunidade maravilhosa participar do Programa de Doutorado Sanduíche. Tem sido uma experiência enriquecedora desenvolver uma pesquisa sobre saúde em um contexto diferente do Brasil. Apresentar esse debate na Universidade do Porto é fundamental para destacar a questão da saúde pública brasileira em diálogo com outras experiências internacionais”, disse.

Professor do PPGHB/UFPI, Marcelo de Sousa Neto

O orientador do doutorando, professor Marcelo de Sousa Neto, também ressalta a relevância acadêmica do estudo ao analisar a saúde pública a partir de uma perspectiva histórica e comparativa. “A pesquisa de Gabriel Rocha demonstra sua importância por analisar a saúde pública brasileira a partir de uma perspectiva histórica e comparativa com o contexto europeu, permitindo compreender as raízes e a evolução dos nossos sistemas de proteção social. Esse tipo de investigação contribui para ampliar o debate acadêmico e também pode colaborar para a formulação de políticas públicas mais eficazes e equitativas”, afirmou.

Na sequência, às 19h, o doutorando Willians Alves da Silva apresentará a conferência “História, Diários Íntimos e Correspondências: Lima Barreto e a escrita de si na Primeira República Brasileira”. A pesquisa analisa documentos pessoais do escritor Lima Barreto, como correspondências, diários íntimos e crônicas, com o objetivo de compreender experiências individuais e tensões sociais presentes na sociedade brasileira da virada do século XIX para o século XX.

Doutorando do PPGHB/UFPI, Willians Alves

Para Willians Alves, investigar a obra de Lima Barreto a partir de novas fontes documentais amplia as possibilidades de interpretação histórica. “Minha tese busca compreender Lima Barreto por meio de escritos mais reservados e particulares, como correspondências e diários íntimos. Esses documentos permitem interpretar dilemas e disputas do cenário urbano do Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o século XX, além de refletir sobre desigualdades sociais e conflitos políticos presentes na Primeira República. Pesquisar Lima Barreto em Portugal me possibilita compreender como o Brasil se posiciona em muitas questões que, para nós, são tão caras e únicas”, explica.

A orientadora de Willians, a professora Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz, destaca que o trabalho apresenta uma contribuição relevante para os estudos históricos sobre o escritor.

Professora do curso de História e do PPGHB/UFPI, Teresinha de Jesus Mesquita

Segundo ela, a pesquisa se diferencia por explorar documentos ligados à vida privada de Lima Barreto, como diários e correspondências ainda pouco analisados pela historiografia. “A pesquisa do Willians é extraordinária porque se volta para um dos maiores literatos brasileiros do início do século XX, muito estudado por historiadores e críticos literários. O diferencial do trabalho está justamente na utilização de documentos ligados à vida privada do autor, como diários íntimos e correspondências, que permitem compreender suas dificuldades pessoais, familiares e sociais a partir de sua própria voz. Essa abordagem possibilita mostrar um Lima Barreto marcado por experiências de sofrimento, discriminação e enfrentamento das desigualdades sociais”, disse.

A professora ainda ressalta a importância da participação de estudantes do programa em eventos internacionais. Para ela, experiências acadêmicas no exterior contribuem tanto para a formação dos pesquisadores quanto para a projeção das pesquisas desenvolvidas na universidade. “A presença de doutorandos da UFPI na Universidade do Porto é fundamental para a internacionalização dos programas de pós-graduação e para a formação dos estudantes. O contato com outras formas de produção do conhecimento amplia perspectivas e fortalece o intercâmbio científico. Além disso, essas experiências contribuem para divulgar a qualidade da pesquisa produzida em nossa universidade”, acrescentou.

A participação dos doutorandos da UFPI nas conferências na Universidade do Porto integra atividades apoiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela própria universidade portuguesa, fortalecendo o intercâmbio científico entre pesquisadores brasileiros e europeus. A iniciativa também deverá contribuir para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil.