Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação da Campanha Outubro Rosa conscientiza servidores da UFPI

Ação da Campanha Outubro Rosa conscientiza servidores da UFPI

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, no pátio da Pró-Reitoria de Administração (PRAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), um evento para incentivar os idosos a praticarem exercício físico e alertar às mulheres a respeito do câncer de mama. A ação integrou a programação da Campanha Outubro Rosa.

Participantes e organizadores da campanha Outubro Rosa

O evento foi organizado pela UFPI, em parceria com a GEAP-PI e a Soma Saúde. As atividades tiveram início às 8h30, com apresentação do Coral do Grupo Maturidade Saudável da GEAP-PI, coordenado pelos professores Gleyson Rodolfo e Liliane Amorim e composto por mulheres da terceira idade. "A ideia do grupo é fazer com que elas não fiquem sedentárias dentro de casa e interajam entre si, pra poderem ter uma convivência melhor, uma harmonia e interação entre elas mesmas. Nós fazemos alongamento, depois aquecimento vocal para preparar a voz para o canto, e em seguida passamos algumas músicas e algumas atividades. Os encontros acontecem às sextas-feiras na GEAP, das 9 às 10h30 da manhã", declarou o professor de canto, Gleyson Rodolfo.

Grupo Maturidade Saudável da GEAP-PI

Durante o evento foram distribuídos panfletos conscientizando os servidores para a prevenção ao câncer de mama, que atualmente é a segunda causa de morte de mulheres no Brasil. "Nós trouxemos o material informativo e educativo para estar chamando a atenção da população da universidade quanto à questão do câncer de mama. Esse evento é importante para chamar atenção e quebrar os paradigmas da saúde, onde se vende um modelo curativo. E hoje a GEAP busca colocar a disposição do seu beneficiário a promoção e a prevenção da saúde", destacou Vânia Maria dos Santos, analista de programas assistenciais da GEAP.

Aquecimento para a prática da ginástica laboral

Para encerrar a programação, foi realizada uma atividade de ginástica laboral com os servidores da Universidade, coordenada pela educadora física Aline Oliveira. "É uma atividade simples, que coordena membros superiores com membros inferiores, então acelera um pouco o coração, estimula a circulação sanguínea, aquece as articulações, que é o objetivo da aula", afirmou a educadora física.

Atividade de ginástica laboral no pátio da PRAD na UFPI

A atividade de ginástica laboral já faz parte da rotina dos servidores da UFPI, ela começou em Junho, e acontece toda quarta-feira e sexta-feira, às 9h30, no pátio da PRAD e é aberta a todos os servidores da UFPI. Maria José, da Coordenação de Atenção ao Servidor, pontua a melhora no desempenho físico desde o início das atividades "Na minha experiência pessoal, eu já sentia dores lombares, na coluna e nos dedos devido aos anos de trabalho e depois que eu passei a participar assiduamente já não sinto mais essas dores. A ginástica laboral é importante na prevenção da nossa saúde, então é muito importante que os servidores participem desse programa", concluiu a servidora.

Confira mais fotos da evento abaixo: