
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), realiza no dia 23 de abril o primeiro módulo do projeto de formação continuada “I Dialoga PREG – Diálogo Compartilhado com Colegiados de Cursos de Graduação e Núcleos Docentes Estruturantes da UFPI”. A iniciativa marca o início de um ciclo formativo voltado ao fortalecimento da gestão acadêmica nos cursos de graduação da instituição.
O Seminário de Abertura acontece das 14h às 18h, de forma presencial no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina, com transmissão simultânea para os demais campi: CSHNB (Auditório Severo Eulálio), CPCE (Auditório Central) e CAFS (Auditório Carnaúba).
De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, o Dialoga PREG tem caráter estratégico ao promover alinhamento institucional entre os diferentes campi. “O Dialoga PREG é uma ação formativa e informativa que orienta colegiados e NDEs sobre normas, processos e gestão da graduação, promovendo maior alinhamento institucional entre os campi. Ao qualificar a atuação acadêmica e padronizar procedimentos, a iniciativa impacta diretamente na melhoria da gestão dos cursos, na tomada de decisões mais seguras e, sobretudo, na elevação da qualidade da formação oferecida aos estudantes da UFPI”, enfatiza.
O projeto é direcionado a coordenadores de curso, membros de colegiados de graduação, incluindo representantes discentes, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), gestores acadêmicos e técnicos administrativos vinculados à graduação. A proposta é qualificar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e promover a integração entre ensino, pesquisa, extensão e políticas de permanência estudantil, com base em uma formação colaborativa e orientada por dados.
Com carga horária total de 120 horas, o curso será ofertado na modalidade híbrida, entre os meses de abril e agosto de 2026. Além do seminário de abertura e do encerramento presencial, os módulos formativos ocorrerão de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas.
A formação está estruturada em seis módulos temáticos, que abordam desde a qualidade do ensino de graduação e a gestão acadêmica até temas como inovação pedagógica, gestão dos PPCs, curricularização da extensão, assistência estudantil, pesquisa, inovação e os processos de avaliação e regulação do ensino superior.
As inscrições para o “I Dialoga PREG” acontecem até 17 de abril. Inscreva-se aqui. O encerramento está previsto para o dia 4 de agosto, com seminário presencial nos turnos manhã e tarde.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: