
Mesa de honra do Workshop de Física
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, na manhã desta sexta-feira (20), no Cine Teatro da instituição, o Workshop de Física Estatística e Matéria Condensada. O objetivo é reunir pesquisadores, docentes, estudantes e colaboradores para a discussão de temas atuais em Física Estatística e Matéria Condensada, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem ao professor José Pimentel de Lima, pesquisador, mentor e colega cuja trajetória acadêmica foi decisiva para a construção da Física no Estado do Piauí. Durante a cerimônia, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, fez a entrega do ato de aposentadoria do docente.

Nadir Nogueira, reitora da UFPI
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância do encontro para a Instituição e ressaltou a trajetória do homenageado. “A UFPI é um espaço de grandes encontros, como este que estamos vivenciando hoje. O professor Pimentel, com sua grandeza, transforma o encerramento de um ciclo em um momento de celebração científica. É uma satisfação compartilhar sua história, trajetória e legado, que ultrapassam a UFPI e alcançam o Piauí, o Brasil e o mundo”, afirmou.

Professor homenageado José Pimentel de Lima
O homenageado, José Pimentel de Lima, também expressou gratidão pela presença de colegas, orientadores e alunos. “Sinto muita alegria e gratidão por todos que estão aqui. Agradeço pela generosidade de colegas, orientadores de mestrado e doutorado, professores e alunos, muitos dos quais hoje são colegas de profissão. É um privilégio contar com essa rede de afeto e colaboração”, declarou.

Professor de Física da UFRJ, Natanael de Carvalho Costa
O coordenador do evento, o professor de Física da UFRJ, Natanael de Carvalho Costa, explicou que o workshop busca discutir avanços científicos e, ao mesmo tempo, reconhecer trajetórias relevantes na área. “O evento aborda as novas tendências e o que está sendo produzido na fronteira do conhecimento em física estatística e matéria condensada, ao mesmo tempo em que homenageia pesquisadores que contribuíram significativamente para essa área. Nesta primeira edição, a homenagem coincide com os 70 anos do professor Pimentel. A proposta é que o evento ocorra, se não anualmente, ao menos a cada dois anos, sempre destacando docentes da comunidade da UFPI”, pontuou. Natanael de Carvalho Costa se graduou em Física e fez mestrado na área pela UFPI.

Ronaldo Pereira, calouro do curso de Física
Entre os participantes, o estudante Ronaldo Pereira, calouro do curso de Física, ressaltou a importância da iniciativa como oportunidade de aprendizado e inspiração. “É uma chance de conhecer professores experientes e referências na área, como o professor Pimentel, e entender suas trajetórias, o que nos inspira na nossa formação acadêmica”, afirmou.
Compuseram o dispositivo de honra: a reitora da UFPI, prof.ª Nadir do Nascimento Nogueira; o vice-reitor, prof. Edmilson Miranda de Moura; o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), prof. Pedro Antônio Soares Júnior; o diretor do Centro de Ciências da Natureza da UFPI, prof. Carlos Humberto Soares Junior; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, prof. Irismar Gonçalves da Paz; o chefe do Departamento de Física, prof. Alexandre de Castro Maciel; e o coordenador do curso de graduação em Física, prof. André Alves Lino.
Confira mais fotos!


