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Projeto de Extensão promove oficina para deficientes auditivos

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nos dias 17 a 19 de setembro de 2014, o Projeto de Extensão Laboratório de Produção Textual apresentou à Comunidade Acadêmica da UFPI e à Comunidade externa, de diversificadas áreas do conhecimento, o Grupo Temático PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO À EDUCAÇÃO DE SURDOS.

A oficina reuniu aproximadamente 100 participantes, dentre eles Pedagogos, Fonoaudiólogos, Professores e Técnicos de IES, Professores da rede Municipal e Estadual de Teresina, Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, Lagoa Alegre, Especialistas e Pós-Graduandos em Libras, acadêmicos de Enfermagem, Letras, Pedagogia, Direito, Matemática, Química e outros.

Dentre os Ministrantes, destacaram-se as Professoras Especialistas em Libras, Maria de Lourdes Ribeiro Soares Skeff, da Associação dos Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA), Camélia Sheyla Soares Borges, Luciana Soares da Silva, Francimília Araújo Silva e os intérpretes Thiago Vieira, Welliana Estefanini, Claudilene de Sousa e Juliana de Moura e todos colaboradores voluntários.

Maria de Lourdes Skeff, Mayanna e Maria Villani Soares no Projeto de Extensão

Na abertura do evento, a Profª Maria de Lourdes Skeff interpretou na Língua de Sinais o hino de Teresina. O evento contou também com o espetáculo dos alunos Thiago Vieira, Amanda Maria Cantuário, Dayara dos Santos, Pathia Gadelha e Sheila Maria Gonçalves, que interpretaram duas músicas Gospel na Língua de Sinais. 

A Presidente da APADA, Regina Mary Machado, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na entidade, que atua desde 1991, formada por pais de deficientes auditivos e profissionais engajados na luta por melhores condições de vida para estas pessoas. 

"Com essa iniciativa, buscou-se dimensionar a importância que as práticas escolares de letramento assumem para as crianças surdas, posto que envolvem um processo de dupla natureza: a apropriação da Língua Portuguesa e da Língua de Sinais. Há que se considerar que, quanto mais diversificadas forem as experiências de letramento, maiores serão as possibilidades de apreensão da língua em sua riqueza de variedades. Reside aí um desafio: a seleção e adaptação de materiais didáticos utilizados pelo professor, considerando que a língua que se apresenta, em sua totalidade nos materiais didáticos, está impregnada da tradição normativa da Língua Portuguesa e não reflete o movimento vivo da LIBRAS em suas interações diárias", afirmou a Profª Drª Vilani Soares (CCE/DMTE/UFPI).

 

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