Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições para o curso a distância de Prevenção do Uso de Drogas

Inscrições para o curso a distância de Prevenção do Uso de Drogas

As inscrições ao Curso de Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas para até o dia 30 de setembro. O curso, 100% a distância e gratuito, é ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Ao todo, são 10 mil vagas abertas para os estados do: Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. As vagas são destinadas a gestores, professores e demais atores escolares, mas também há vagas para reserva social, que inclui agentes sociais e profissionais abaixo citados:

• Integrante do Conselho Escolar,
• Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação,
• Gestor ou técnico de outras Secretarias (estaduais/municipais) (com interface com a educação),
• Profissional da rede pública de saúde com atuação na escola,
• Profissional da rede pública de assistência social com atuação na escola,
• Profissional do sistema de justiça que atua junto aos sistemas de ensino/escola e do Adolescente,
• Integrante do Conselho Tutelar.

O curso tem carga horária de 180 horas, sendo 120 horas referentes aos módulos teóricos e orientações para desenvolvimento do projeto e 60 horas para a elaboração do projeto e implementação de ações preventivas no contexto escolar. Toda a carga horária do curso acontece por meio da modalidade a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Solar, desenvolvido pela própria UFC. A duração do curso é de seis meses.

O objetivo do aperfeiçoamento é contribuir para que cada escola pública exerça a promoção da saúde e o fortalecimento da prevenção do uso de drogas como política pública no contexto educativo. A UFC acredita que os educadores brasileiros, juntos com os demais profissionais da rede de cuidado e de proteção social, ao unirem suas forças, ajudarão as gerações futuras a tecerem, crítica e eticamente, seu próprio destino.

Os formulários eletrônicos, editais, aditivos, notícias e outras informações estão disponíveis na página: www.pse.virtual.ufc.br.