Na noite da última quarta-feira (17), foi realizada no Auditório do Departamento de Enfermagem a abertura da primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família. O curso acontece em rede - a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF, na qual estão envolvidas nove instituições do Nordeste e tem a Fiocruz/Ceará como responsável por conduzir as articulações e coordenar as atividades gerais da pós-graduação profissional.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família veio atender a uma necessidade de qualificação, sentida pelos profissionais envolvidos na Estratégia Saúde da Família e é um passo importante para o fortalecimento da atenção básica à saúde no estado. A equipe de professores é constituída por odontólogos, médicos, enfermeiras, nutricionistas e farmacêuticos dos câmpus de Teresina e Picos.
Estiverem presentes na cerimônia a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação, Prof. Dr. Hélder Cunha; a coordenadora do Mestrado, Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira de Souza Monteiro; os professores que integram o corpo docente e os discentes que compõem a primeira turma do programa de pós-graduação em Saúde da Família.
A discente Adriana Sávia, representando o mais novo coletivo de mestrandos da UFPI declarou que "não semearemos apenas a intelectualidade acadêmico-científica, mas seremos sobretudo sujeitos capazes de perceber, sentir e agir na realidade do cotidiano, provocando transformações no cuidado em saúde nos outros e em nós mesmos".
Discente Adriana Sávia
A Prof.ª Dr.ª Telma Maria de Araújo, em nome de todos os docentes, demonstrou a alegria em poder fazer parte desse novo desafio e dando as boas vindas aos alunos, afirmou "caros mestrandos, vocês estão diante de uma oportunidade ímpar, que vai ao encontro de suas necessidades profissionais e pessoais. Vocês estão inseridos em uma proposta pedagógica progressista que oferecerá ferramentas que proporcionarão o desenvolvimento de competências que os levem a desempenhar a estratégia em saúde da família com qualidade".
Prof.ª Dr.ª Telma Maria de Araújo
Segundo a Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro, tudo começou em 2009, quando a UFPI passou a integrar o grupo de instituições que compõem a RENASF - Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, surgindo a possibilidade de implantação do Mestrado. "O curso traz uma proposta inovadora para atuar na promoção da saúde individual e coletiva. Privilegia-se o desenvolvimento profissional para se aprimorar o atendimento a atenção básica da saúde da família, trabalhando a visão integral do sujeito, da família e da comunidade", disse.
Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro
Para a Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, trata-se de um momento especial, pois a UFPI se encontra diante de uma grande oportunidade de contribuição para a formação de profissionais especializados na promoção da saúde da família. "Acompanhei todo o processo de implantação do Mestrado Profissional em Saúde da Família e desde o início sabíamos que tratava-se de uma oportunidade única de desenvolvermos novas estratégias no fortalecimento da atenção básica à saúde. Trata-se de uma proposta construída coletivamente, que traz o desafio de um novo fazer, gerando produtos novos, sempre na intenção de melhorar a atenção básica", declarou.
Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira
A Vice-Reitora destacou também que a UFPI em parceria com a FIOCRUZ está trabalhando no projeto de implantação do doutorado em Saúde Coletiva para o ano de 2015.