
Encontro ocorreu na sala da vice-reitoria da UFPI
A Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniu-se, nesta quarta-feira (11), com a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), empossada para o triênio 2025-2028. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e alinhar pautas prioritárias apresentadas pela categoria.
Durante o encontro, foram abordados temas como: o detalhamento do processo de sucessão da Reitoria e o novo projeto aprovado na Câmara Federal (PL no 5874/2025), especialmente no que se refere aos pesos na votação; o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com ênfase em seu aperfeiçoamento e possíveis avanços; e a necessidade de maior transparência e detalhamento sobre o andamento de processos de sindicância e administrativos, bem como esclarecimentos sobre os canais institucionais de denúncia, como o Fala.BR e a Ouvidoria.
De acordo com o vice-reitor no exercício da Reitoria, professor Edmilson Miranda de Moura, também foi discutida a situação do terreno da UFPI junto à CGU, incluindo o processo referente à sede, que tramita desde 2019. Além disso, o Sindicato comunicou que a categoria entra em greve a partir do dia 23 de fevereiro, o que ainda será comunicado oficialmente. “Ressalta-se que estes foram os pontos centrais do encontro. Outros temas também foram mencionados, ficando acordado que serão objeto de discussões específicas em reuniões futuras, a serem provocadas pelo SINTUFPI, para debate conjunto com a equipe de gestão da UFPI”, informou o reitor em exercício .
A coordenadora-geral do SINTUFPI, Vanessa Castelo Branco, ressaltou a importância da manutenção de um canal permanente de diálogo com a gestão da Universidade, visando à construção conjunta de encaminhamentos e ao fortalecimento institucional. “A manutenção de um canal permanente de diálogo com a gestão da UFPI é fundamental para a construção de encaminhamentos, a defesa dos direitos da categoria e o fortalecimento de uma universidade mais democrática e respeitosa com seus trabalhadores.”, explicou.
