Seguindo o cronograma de visitas aos Polos, as Coordenações Institucional, Adjuntas e de Cursos do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI estiveram nos dias 29 e 30 de janeiro em Floriano, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.

Turma de educação Física do Polo de Floriano
O Polo de Floriano oferta os cursos de Educação Bilíngue de Surdos e Educação Física. Baixa Grande do Ribeiro possui uma turma de Pedagogia Intercultural Indígena. E em Uruçuí estão sendo ofertados os cursos de Pedagogia Intercultural Indígena e Educação Especial Inclusiva.

Turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Baixa Grande do Ribeiro
Durante a visita ao Polo de Floriano, que ocorreu na quinta-feira (29), estiveram presentes a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; o Coordenador do Curso de Educação Bilíngue de Surdos, Prof. Clevisvaldo Lima; e a Coordenadora do Curso de Educação Física, Profa. Vânia Orsano.

Coordenadores durante visita ao Polo de Floriano
Já nas visitas aos Polos de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí, realizadas na sexta-feira (30), além das Coordenadoras Glória Ferro e Lucineide Morais, também participaram os Coordenadores dos Cursos de Educação Especial Inclusiva e Pedagogia Intercultural Indígena, Profa. Ana Valéria Fortes e Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, respectivamente.

Coordenadores durante visitas ao Polos de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí
Segundo a Profa. Glória Ferro, esse acompanhamento bem de perto faz parte do compromisso do Programa com a qualidade da formação. “Nosso objetivo não é apenas certificar, mas proporcionar uma formação sólida, que tenha ressonância com a prática docente em sala de aula. Por isso fazemos questão de estar presentes em cada Polo, pois isso permite uma melhor avaliação de como os cursos estão se desenvolvendo e identificar as principais demandas, buscando os melhores meios para solucioná-las, sempre pautados no diálogo”, ressaltou.

Profa. Glória Ferro acompanhada das professoras Ana Valéria e Rossiana Ribeiro (Coordenadora do Polo de Uruçuí)
O Prof. João Benvindo de Moura reiterou a importância desse contato direto com os Polos. “Visitar as turmas e conversar com alunos, professores, coordenadores, secretários de educação e com a comunidade em geral, nos permite conhecer mais de perto os problemas e anseios do público-alvo. Esperamos que todos tenham um excelente período letivo”.

Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI
A Profa. Lucineide Morais destacou que é fundamental que as demandas específicas dos estudantes e dos professores sejam ouvidas para o alinhamento das ações pedagógicas. “As visitas também oportunizam o diálogo dos coordenadores locais com os coordenadores dos cursos e a equipe gestora do PARFOR. Essa articulação institucional objetiva, em última instância, o fortalecimento do princípio da gestão compartilhada na formação docente executada pelo Programa”.

Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI
De acordo com a Coordenadora do Polo de Baixa Grande do Ribeiro, Profa. Luana Araújo, a visita das Coordenações Institucional e de Curso no Polo demonstra não apenas mais um cumprimento de agenda. “E sim, a importância da conexão existente entre Universidade e alunos, mostrando o verdadeiro sentido da educação. Com o diálogo aberto entre coordenadores e acadêmicos, a turma de Pedagogia Intercultural Indígena de Baixa Grande do Ribeiro ganha visibilidade e reconhecimento perante a sociedade”.

Professoras Glória Ferro, Luana Araújo e Lucineide Morais durante reunião
Para o cursista Ednilson Henrique da Silva, da turma de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo de Floriano, o acompanhamento das Coordenações é essencial para o fortalecimento do curso. "Pois garante orientação, escuta e apoio contínuo aos estudantes e professores. Além disso, contamos com a presença constante da Profa. Delcimar Azevedo, Coordenadora do Polo, e isso é muito importante, porque ela garante a relação entre a coordenação geral do curso e a turma".

Turma de Educação Bilíngue de Surdos do Polo de Floriano
A professora formadora Amanda Clarisse Lima, que está ministrando a disciplina “Tecnologia para Estudantes com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down”, na turma de Educação Especial Inclusiva, do Polo de Uruçuí, relatou como está sendo a experiência. “Já é o segundo semestre que trabalho com esta turma e está sendo um grande aprendizado tanto para os alunos como para mim. Estamos conseguindo alinhar o conteúdo com a realidade do município e isso faz toda a diferença. Além disso, o acompanhamento das Coordenações diretamente no Polo faz com que os alunos e nós também, enquanto professores, nos sintamos acolhidos, e isso é muito gratificante”.

Professoras Glória Ferro e Amanda Clarisse
O Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, enfatizou que, diante dos relatos dos alunos, o curso apresenta um bom desenvolvimento. “Ao ouvirmos os cursistas, ficamos cada vez mais convencidos de que o curso está atingido seus objetivos que são o reconhecimento, a valorização da diversidade étnica do estado, a promoção do diálogo de saberes e a interculturalidade. Dessa forma, a Universidade Federal do Piauí está no caminho certo, cumprindo com sua função social”, disse.

Professores Edmilsa Santana, Raimundo Nonato, Lucineide Morais, Glória Ferro e Rossiana Ribeiro
Confira mais fotos:

Equipes do PARFOR/UFPI e das Secretarias de Educação de Cristino Castro e Palmeira do Piauí

Equipes do PARFOR/UFPI e da Secretaria de Educação de Colônia do Gurguéia

Turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Uruçuí

Turma de Educação Especial Inclusiva do Polo de Uruçuí

Conversa com a turma de Educação Física do Polo de Floriano

Conversa com a turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Baixa Grande do Ribeiro