
Fonseca Neto, em solenidade de posse na APL - Foto: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
O professor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Antônio Fonseca dos Santos Neto, tomou posse na noite do sábado (24/1) na presidência da Academia Piauiense de Letras (APL). A posse ocorreu em sessão solene realizada no auditório da Casa de Lucídio Freitas, sede da instituição, em Teresina. O acadêmico Fonseca Neto assume a APL pelo biênio 2026–2028. É o sexto ocupante da Cadeira Nº 1 da Academia.
Docente do Departamento de História, escritor e com reconhecida atuação intelectual dentro e fora do universo acadêmico, Fonseca Neto assume a APL reafirmando o compromisso da Instituição com a preservação do patrimônio literário e valorização de autores e obras. O professor sucede na presidência à também docente (aposentada) da UFPI, Fides Angélica Ommati.
O presidente recém-empossado, Fonseca Neto, expressou sua honra e emoção ao assumir a presidência da Academia Piauiense de Letras, instituição centenária com grande relevância para a sociedade. Com 15 anos de experiência na Academia, ele destacou a importância da Instituição na promoção do diálogo cultural e intelectual, especialmente com universidades e sistemas educacionais.

Fonseca Neto, em solenidade de posse na APL - Foto: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
“A APL tem um potencial muito grande para estabelecer articulações dialogais muito amplas e assim cumprir, em conjunto com outras instituições, o seu papel. E essa será a tônica do trabalho que estamos assumindo: da compreensão de ser uma entidade que realiza um trabalho de natureza coletiva”, avaliou o presidente.
O novo presidente destacou ainda a importância da coletividade e da diversidade dentro da Academia. "A academia é um corpo de 40 membros diversos no sentido das opções que cada um tem na vida social, na vida cultural, dentro do processo da criação literária", disse, enfatizando a necessidade de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da Instituição.

Foto: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
Presente à solenidade, a Reitora Nadir Nogueira disse que a Universidade contempla com orgulho a posse do novo presidente Fonseca Neto e expressa reconhecimento ao trabalho da intelectual Fides Angélica Ommati. Enfatiza ainda que as duas instituições são parceiras e mantêm diálogo permanente em nome da defesa da literatura e da cultura piauenses.

Presidente Fonseca Neto e a reitora Nadir Nogueira na solenidade de posse na APL - Foto: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
“A UFPI sempre teve presença marcante na Academia, ora por meio de seus professores, ora por seus egressos, o que reafirma uma relação histórica, contínua e consistente. Seguiremos presentes, participando das atividades, dialogando com os intelectuais e partilhando projetos, porque é essencial que a Universidade exerça plenamente seu papel e atue como instituição partícipe no fortalecimento da vida cultural e intelectual do Piauí.", avaliou a Reitora.
Diretoria empossada - Ao lado do presidente Fonseca Neto, compõem a nova diretoria da Casa: o vice-presidente José Elmar de Melo Carvalho; o secretário-geral Marcelino Leal Barroso de Carvalho; a 1ª secretária Maria do Socorro Rios Magalhães; o 2º secretário Carlos Evandro Martins Eulálio; e o tesoureiro Reginaldo Miranda da Silva.
Natural de Passagem Franca, no Maranhão, Fonseca Neto é professor e advogado, além de também membro titular da Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons e Titular da Academia de Ciências do Piauí. É atualmente o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. É detentor, entre outros, dos seguintes títulos e honrarias: Medalha da Ordem Renascença do Piauí, no grau de Comendador; Medalha Estadual do Mérito Cultural Wall Ferraz; Cidadão Piauiense; Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo, da cidade de Campo Maior. Medalha do Mérito do Tricentenário de Valério Coelho Rodrigues, no grau de comendador.

Fotos: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
A solenidade contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles; do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, ex-governador do Piauí e acadêmico Wellington Dias; do deputado e acadêmico Wilson Brandão, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, acadêmico Nelson Nery Costa; do ex-governador Wilson Martins; do secretário de Educação do Estado, Rodrigo Torres; e do maestro Aurélio Melo, que, no ato, representou o prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

Foto: Josemar Lopes e Gabriel Paulino/ divulgação APL
Uma das mais antigas instituições literárias do Nordeste, a Academia Piauiense de Letras foi oficialmente instalada em dezembro de 1918, com sede em Teresina. A entidade é referência na preservação da memória histórica, estímulo à produção literária e na valorização da identidade cultural piauiense.
*Com informações da APL