
Na foto, a reitora Nadir Nogueira ao lado do governador Rafael Fonteles
Nesta quarta-feira (21), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, participou de solenidade promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), realizada no Palácio de Karnak. Durante o evento, foram apresentados dados e indicadores que confirmam que o Estado do Piauí foi o primeiro e único do Brasil que alcançou a universalização das escolas de tempo integral na rede pública estadual.
Segundo a reitora, o momento foi importante para acompanhar resultados concretos de políticas públicas fundamentadas em planejamento, evidências e compromisso com o futuro. “A apresentação de dados e evidências demonstra, com clareza, a revolução da educação no Piauí. Os indicadores educacionais do estado são muito expressivos e traduzem esse avanço significativo”, destacou Nadir Nogueira.
A reitora também ressaltou que a divulgação dos indicadores evidencia a parceria entre a educação básica e o ensino superior, além de reforçar a relevância das universidades nesse processo. “A UFPI segue dialogando com essa pauta de extrema importância, reafirmando seu compromisso com a oferta de uma educação de qualidade e inovadora, voltada para o desenvolvimento do estado e para a educação como um compromisso social”, reafirmou.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, frisou sobre a importância da implementação do ensino integral associado ao ensino técnico, classificando a iniciativa como uma verdadeira revolução educacional. “Em 2025, o nosso Estado passou a ocupar a primeira posição no ranking nacional, sendo o único do Brasil com 100% do ensino público em tempo integral. Trata-se de uma transformação construída por meio de parcerias, dedicação e acompanhamento sistemático dos dados”, afirmou.
O governador do Estado, Rafael Fonteles, também esteve presente na solenidade e reafirmou o compromisso com a educação pública voltada à formação integral dos estudantes. “Isso representa melhores oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior. Dados como esses demonstram que o Piauí está no caminho certo para transformar vidas por meio da educação”, concluiu.