
Assinatura de acordo entre UFPI e UFRPE
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) assinaram, na manhã desta segunda-feira (19), um termo de cooperação técnica que fortalece ações voltadas à agricultura familiar, à sustentabilidade e à inclusão social. O acordo foi firmado pela reitora da UFPI, Nadir Nogueira, e pela vice-reitora da UFRPE, Socorro de Lima, e integra um amplo projeto que envolve ainda a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Embrapa, com atuação em diversos territórios do Nordeste e também no Norte de Minas Gerais.

Reitora Nadir Nogueira
Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação social. “Hoje nós assinamos um acordo de cooperação técnica que envolve várias instituições, incluindo a Rural de Pernambuco, a Unilab e a Embrapa, em um grande projeto que trata especificamente da agricultura familiar em vários territórios. No Piauí, já temos professores que participam há bastante tempo dessa proposta, em que se faz o diagnóstico de onde precisamos atuar para melhorar a capacitação e envolver os movimentos sociais. É um projeto financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com recursos para bolsas, aquisição de equipamentos e criação de espaços de capacitação. Ele é robusto e tem como principal objetivo a mudança da realidade dos territórios por meio da agricultura familiar sustentável e inclusiva”, destaca.

Vice-reitora da UFRPE, Socorro de Lima
A vice-reitora da UFRPE, Socorro de Lima, também ressaltou a importância estratégica da parceria. “Este é um momento muito especial para celebrar nossos projetos com agricultura familiar, sustentabilidade, agroecologia e com as mulheres, como os projetos Jandaíras, Baraúnas e Dom Helder Câmara. A UFPI é fundamental nessa parceria, pois o trabalho desenvolvido nesses territórios atende milhares de pessoas diretamente. Sem a atuação conjunta com as universidades, não seria possível realizar um projeto dessa dimensão, que abarca todo o Nordeste e o Norte de Minas. Firmar esse acordo é estratégico e também celebra muitos anos de atividades em conjunto entre a UFRPE e a UFPI”, afirma.
Além das respectivas reitora da UFPI e vice-reitora da UFRPE, participaram da reunião o vice-reitor da UFPI, Edmilson Miranda de Moura, a professora Laeticia Medeiros Jalil, coordenadora do Núcleo Jurema da UFRPE, representantes da Unilab, como os professores Marcelo Casimiro e Jaqueline Straub, além de integrantes do Núcleo Jurema da UFRPE e docentes da UFPI, entre eles os professores Sinevaldo Moura, Jaqueline Zanon e Márcio Costa.
