
Solenidade de assinatura contou com a presença da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou na manhã desta sexta-feira (16/1) da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções para execução no Piauí do Programa “Acredita no Primeiro Passo”, em uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Sebrae-PI.
O objetivo é a realização de ações voltadas para qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. A solenidade contou com a Reitora Nadir Nogueira; o Ministro do MDS, Wellington Dias; o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PI, Sávio Normando e o diretor-técnico do Sebrae-PI, Delano Rocha
O Programa “Acredita no Primeiro Passo” é uma iniciativa do MDS que promove formação técnica e profissional para beneficiários de programas sociais através do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), além de empreendedores informais, mulheres do Programa Bolsa Família e produtores rurais, com o objetivo de gerar renda e ampliar as oportunidades de trabalho por meio de acesso facilitado ao microcrédito orientado.

Reitora Nadir Nogueira
Em Teresina, a UFPI é uma das instituições encarregadas de realizar as capacitações. A parceria visa capacitar pessoas em empreendedorismo, gestão de negócios, mecânica de motocicletas e energias renováveis, abordando questões ambientais e inovação. Em seu discurso, a Reitora e conselheira do Sebrae-PI, Nadir Nogueira, celebrou a articulação entre academia, Sebrae e MDS na promoção de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico sustentável.
"A Universidade celebra esse dia histórico, em que de fato há a concretização dessa articulação para dentro da Universidade, conectando a promoção do conhecimento e a inovação. A UFPI abre esse escopo de ação à medida que forma recursos humanos no sentido de trabalhar com essa capacitação, trazendo o empreendedorismo e a gestão de negócios para que possamos movimentar a economia de forma inclusiva e sustentável”, avaliou a Reitora.

Ministro do MDS, Wellington Dias
O Ministro do MDS, Wellington Dias, enfatizou a importância das parcerias construídas para ampliar oportunidades para famílias em vulnerabilidade. “Essa parceria com a UFPI e Sebrae, instituições consolidadas em suas áreas de atuação, permitirá que as ações possam chegar aos 224 municípios do estado”, declarou o Ministro.

Dispositivo de honra
Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade o diretor-superintendente do Sebrae-PI, Júlio César Filho; a senadora pelo Piauí, Jussara Lima; o presidente do sistema Faepi-Senar, deputado federal, Júlio César Lima; e o CEO da Aegea Saneamento, Radamés Casseb. Estiveram presentes ao evento ainda o deputado federal Merlong Solano; a secretária estadual do Desenvolvimento Econômico e Conselheira do Sebrae, deputada estadual Janaina Marques; os deputados estaduais Franzé Silva e Francisco Limma, o secretário nacional de inclusão socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton; do diretor do MDS, Alisson Ramon, entre outros.
Marco no apoio è inovação - Hub Conecta
A solenidade também foi marcada pela assinatura de um termo de sessão e compartilhamento entre o Sebrae-PI e a UFPI, por meio da administradora de projetos Fadex, para que o Sebrae desenvolva ações em um centro de inovação, o Hub Conecta, a ser instalado no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade, para apoiar a inovação e o empreendedorismo.
Com 400m², o Hub Conecta será um espaço de apoio a projetos, incubação de startups, inovação tecnológica, cursos, eventos, transferência de tecnologia, consultoria e orientação. A gestão será compartilhada entre Sebrae-PI, Fadex e UFPI.

Pró-reitor da PROPLAN, Marcos Lira
“O Sebrae fará uso desse espaço, e a Universidade terá um Centro de Empreendedorismo, onde teremos a possibilidade de trabalhar a questão das startups e do empreendedorismo”, avaliou o Pró-Reitor de Planejamento da UFPI, Prof. Marcos Lira. ”Temos certeza de que irá alavancar as iniciativas inovadoras de nossos professores, técnicos, estudantes e de toda a nossa comunidade acadêmica”, completou.

Diretor-técnico do Sebrae-PI, Delano Rocha, durante assinatura de parceria
O diretor-técnico do Sebrae-PI, Delano Rocha, expressou satisfação pela formalização do Hub Conecta na UFPI. “Esse espaço vai fomentar cada vez mais o empreendedorismo, vai estreitar as relações dos empreendedores da UFPI com o processo de criatividade e inovação, com o desenvolvimento de startups no Piauí, além de grandes eventos que podem se realizar dentro do espaço integrando a academia com o mercado”.

Superintendente da Fadex, Vinícius Oliveira
O superintendente da Fadex, Vinícius Oliveira, destacou em seu discurso que a parceria construída trará ganhos ao desenvolvimento econômico do estado. “Uma parceria para trabalhar com a academia, com os jovens e com os professores tendo como foco o aumento da empregabilidade, trazendo o empresariado para conhecer o potencial que os pesquisadores da Universidade têm para colaborar com soluções de problemas do mercado”, disse o superintendente.
Confira mais fotos:



