Nessa quarta-feira (14), Miguel Alves, maior Polo do PARFOR/UFPI na atualidade, recebeu a visita das Coordenações Institucional, Adjunta e de Cursos. Na ocasião, os coordenadores trataram sobre questões administrativas, avaliaram o andamento do processo formativo e dialogaram com as sete turmas que o Programa possui no município, dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras-Português e Pedagogia.

Polo de Miguel Alves oferta seis cursos do Programa
Estiveram presentes a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; e os Coordenadores de Cursos: Profa. Vânia Orsano (Educação Física), Profa. Bartira Viana (Geografia), Prof. Dalton Macambira (História) e Profa. Maria Solange Rocha (Pedagogia). Na ocasião, a comitiva foi recepcionada pela Coordenadora Local, Profa. Raimunda Pereira.

Professores Bartira Viana, Vânia Orsano, Dalton Macambira, João Benvindo, Glória Ferro, Maria Solange e Raimunda Pereira
Durante o encontro com os cursistas, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Programa, reiterou que o compromisso do PARFOR/UFPI é com a qualidade da formação. “O nosso objetivo maior não é apenas certificar, mas fazer formação de professores em exercício com a máxima qualidade, marca que é própria da UFPI, de modo que todo o conhecimento adquirido tenha ressonância na prática docente em sala de aula, que é o ponto de partida e de chegada de todo o processo formativo”, enfatizou. A professora Glória Ferro também ressaltou a importância da colaboração dos municípios, por meio de suas secretarias de educação, no âmbito do PARFOR e, agradecendo o apoio da gestão municipal, destacou a parceria sólida firmada entre a UFPI e o município de Miguel Alves.

Profa. Glória e demais coordenadores visitam Centro de Educação Municipal de Educação Infantil Professora Maria do Carmo Rebelo Rego
Em visita a uma escola da rede municipal, Centro de Educação Municipal de Educação Infantil Professora Maria do Carmo Rebelo Rego, onde estão ocorrendo atividades acadêmicas, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI lembrou que um dos objetivos centrais do Programa é estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa. “Aqui, no chão da escola, constatamos que o PARFOR está, literalmente, cumprindo a sua função social de transformar a realidade local por meio da formação de professores(as)”, arrematou Glória Ferro.

Conversação em Libras entre a cursista Maria Arcângela, do curso de Letras-Libras, e uma mãe surda durante realização de matrícula escolar / Confira o vídeo completo
Os cursos do Polo de Miguel Alves iniciaram o último ano de atividades acadêmicas. Para o Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, esse momento de visita é fundamental, pois essa interação tranquiliza os cursistas. “Existe um provérbio que diz o seguinte: “Não há ventos favoráveis a um barco que não sabe onde quer ir”. E nesta reta final do curso, se torna ainda mais imprescindível que vocês saibam qual a direção que desejam tomar. Esperamos que daqui saiam excelentes pesquisas, que possam ser posteriormente divulgadas e que vocês continuem nesse processo tão necessário de formação continuada. Que no próximo ano estejamos prontos para a formatura”.

Prof. João Benvindo em conversa com cursistas de Letras-Português
A Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, avalia que a visita das Coordenações é de fundamental importância para o acompanhamento das atividades desenvolvidas. “Essa é uma ação que visa melhorar ainda mais o desenvolvimento do Programa no município. Os encontros permitem tratar questões burocráticas, avaliar melhor o andamento do Programa e também a organização das próximas metas. É sempre uma satisfação recebê-los em nosso Polo”, afirmou.

Professoras Raimunda Pereira e Glória Ferro
Para José Cláudio Pontes, cursista da turma de Letras-Português I, esse acompanhamento bem de perto faz com que se sintam mais seguros e motivados. “É algo muito positivo, pois nos sentimos valorizados em sabermos que temos esse suporte. Isso faz com que a gente busque sempre a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, assumindo um compromisso ainda mais enfático pela busca dessa educação de qualidade. Então, é de suma importância tanto o acompanhamento por parte da Coordenação do pessoal de Teresina como o acompanhamento do pessoal aqui de Miguel Alves, da Coordenação Local”.

José Cláudio Pontes e colegas durante conversa com Profa. Glória Ferro
A Coordenadora do Curso de Educação Física, Profa. Vânia Orsano, avalia que estar presente, ouvir as equipes locais, compreender as realidades e dialogar de forma direta, fortalece a gestão acadêmica, qualifica os processos e contribui significativamente para a melhoria da formação dos nossos estudantes. “Esse contato mais próximo permite alinhar práticas, identificar desafios e construir soluções conjuntas, garantindo que a qualidade do ensino chegue de forma efetiva a todos os Polos”, finalizou.

Profa. Vânia Orsano conversa com turma de Educação Física
Durante a visita, os Coordenadores também estiveram reunidos com o chefe do gabinete da prefeitura municipal, José de Abreu Lopes, para tratar sobre a parceria do Programa com o munícipio e o planejamento de metas, como a oferta de novos cursos.

Reunião com o chefe do gabinete da prefeitura municipal
Confira o vídeo e mais fotos da visita:








